Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/11/2020-13h39

Grupo de pesquisa da Udesc Ceart promove Semana de Práticas Alegóricas

O evento será online e transmitido pelo YouTube e conta com um intercâmbio para alunos e professores do Ceart e técnicos da Udesc, com o grupo de Teatro "De Pernas Pro Ar"

Imagem: Divulgação.
O grupo de pesquisa Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), contemplado pelo edital Campus de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (PROEX), organiza a 1ª Semana de Práticas Alegóricas, com o objetivo de compartilhar processos artísticos junto ao grupo de teatro "De Pernas Pro Ar", de Canoas, no Rio Grande do Sul. O evento acontecerá de forma virtual de 1 a 5 de dezembro de 2020.

As atividades da Semana incluem a live de abertura com Luciano Wieser, diretor do De Pernas Pro Ar, e da professora do departamento de Artes Cênicas Fátima Costa de Lima, co-coordenadora do grupo Imagens Políticas. Também acontecerá a estreia catarinense do espetáculo teatral "A Última Invenção", com a exposição das máquinas que compõem o espetáculo (todos transmitidos no canal no YouTube do grupo De Pernas Pro Ar), e além disso, acontecerá o intercâmbio online conduzido pelo grupo do Rio Grande do Sul, durante toda a semana.

O intercâmbio será aberto apenas para estudantes e docentes do Ceart e técnicas/os da Udesc, com o objetivo de reunir, divulgar e fortalecer pesquisas e produções de Artes Cênicas, Moda, Design, Música e Artes Visuais que explorem os conceitos de montagem e desmontagem no enfrentamento da obra, e buscar as correspondências nas pesquisas dos grupos entre essas áreas. No final, cada participante irá compartilhar um pouco da sua pesquisa e essa experiência do intercâmbio no Instagram do grupo Imagens Políticas (@imagenspoliticas). Para participar, é necessário fazer inscrição aqui até o dia 21 de novembro, sábado.

A seleção dos participantes será feita por um professor convidado de cada curso do Ceart e a comissão de organizadora. O resultado final da seleção será publicado dia 27 de novembro no Instagram @imagenspoliticas e será encaminhado o link do Google Meet por e-mail para os selecionados participarem dos encontros.


A pesquisa sobre alegoria é um dos temas de interesse do grupo Imagens Políticas desde sua criação há dez anos. O estudo do grupo sobre a força política dessa imagem é guiado principalmente pelos escritos do filósofo alemão Walter Benjamin e as práticas artísticas de seus integrantes. "A Semana de Práticas Alegóricas surge como uma iniciativa do grupo para dar continuidade à suas explorações aproximando ainda mais a teoria da prática", afirmam os organizadores..

Sendo assim, a primeira edição do evento propõe um intercâmbio artístico com o grupo teatral De Pernas Pro Ar e toda a sua pesquisa em torno do Teatro Máquina", juntamente com alunos dos demais cursos do Ceart, para ampliar a discussão acerca da alegoria.

Para mais informações e programação completa, acesse o site do grupo de pesquisa Imagens Políticas ou entre em contato através do e-mail grupoimagenspoliticas@gmail.com.

Sobre o grupo De Pernas Pro Ar (RS):

O grupo trabalha com arte de rua desde 1988 e já circulou por todas as regiões do Brasil. É referência no país na criação de maquinarias de cena inusitadas e “engenhocas” animadas por mecânica ou robótica com uso de arduinos, extrapolando o campo das artes cênicas, possuindo diversas premiações na área. Suas máquinas mirabolantes originaram a webserie “A Última Invenção”, além de exposição e espetáculos homônimos que serão apresentados virtualmente nesta semana.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h