Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/07/2020-16h26

Grupo de pesquisa da Udesc Esag promove debate on-line sobre transparência na gestão da pandemia

O grupo de pesquisa Politeia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove uma live nesta quinta-feira, 16, às 19h, em seu canal no Youtube, para debater a proposta de criação de comitês com representantes dos governos municipais e sociedade civil para gestão da pandemia de Covid-19.

O Politeia é um grupo de pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc e uma das organizações por traz da proposta. A live é organizada em conjunto com os grupos de pesquisa Nisp e Callipolis, além do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag. 

Também apoiam o movimento pesquisadores da Udesc e da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), profissionais de saúde e educação e organizações da sociedade civil.

Participam do debate a professora Paula Schommer (líder do grupo de pesquisa Politeia da Udesc Esag), o professor Fabrício Menegon (chefe do Departamento de Saúde Pública da Ufsc), o padre Vilson Groh (Rede IVG), a pesquisador Cíntia Mendonça (membro do Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis) e a jornalista Gisiela Klein (do Ministério Público de Contas de Santa Catarina).

Acesse aqui o Canal no Youtube para assistir ao debate
(nesta quinta-feira, 16, a partir das 19h)

Assine o abaixo assinado em apoio à proposta em
www.change.org/comitescovid19

A proposta é criar um comitê envolvendo poder público e sociedade civil dos 22 municípios da região. Além do comitê metropolitano, o movimento propõe que cada município amplie a transparência de dados, critérios e processos de decisão e crie um comitê que articule áreas de governo entre si e com a sociedade civil.

Com as assinaturas online de instituições e cidadãos que apoiam a proposta, o grupo levará a petição aos gestores públicos da Grande Florianópolis e ao Governo do Estado para formalizar o pedido de criação dos comitês. Além disso, divulgará estudos e promoverá debates com representantes de diversos segmentos.

Transparência

Para a professora Paula Schommer, líder do grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag, que estuda a coprodução do bem público e a transparência, os governos estão tomando decisões sem explicar os critérios, sem dialogar internamente e sem envolver a sociedade. “Queremos mais informação e espaços para colaborarmos e decidirmos juntos”, explica.

De acordo com o professor Fabrício Augusto Menegon, chefe do Departamento de Saúde Pública da Ufsc, os sistemas de saúde estão sendo testados ao limite. “Não temos informações completas, confiáveis e articuladas sobre o que está acontecendo, tanto na saúde, como na assistência aos mais vulneráveis e nas diversas medidas definidas em cada município e região”, argumenta o professor.

“Diversas instituições públicas, privadas e da sociedade civil já encaminharam sugestões e demandas para a instauração de uma governança mais colaborativa entre governo e sociedade civil no enfrentamento da pandemia”, informa comenta Cintia Mendonça, do Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis. “É hora de unirmos esforços e coordenar ações”.

Instituições que apoiam a campanha

Udesc Esag
- Departamento de Administração Pública
- Grupo de Pesquisa Politeia
- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública
- Grupo de Pesquisa Callipolis

Ufsc
- Departamento de Saúde Pública
- Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
- Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
- Grupo de Pesquisa em Farmacoepidemiologia
- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva
- Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde
- Grupo de Pesquisa em Política de Saúde/Saúde Mental

Sociedade Civil
- Fórum de Políticas Públicas - Florianópolis
- Instituto Pe. Vilson Groh
- Instituto Comunitário Grande Florianópolis

Mais informações

Interessados em colaborar com o movimento ou obter mais informações sobre a campanha devem entrar em contato com a professora Paula Schommer, pelo e-mail paulacs3@gmail.com ou pelo telefone (48) 98837-9692 (celular ou WhatApp).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h