Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/10/2017-17h58

Grupo de Pesquisa da Udesc promove cine debate na Fundação Cultural Badesc

Filme foi gravado em Londres e na Nigéria. Foto: Divulgação
O Grupo de Pesquisa Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Fundação Cultural Badesc, realiza mais uma edição do Cine Imagens Políticas, iniciativa que busca valorizar a produção local e a exibição de filmes fora do circuito. O encontro será nesta quinta-feira, 5, às 19h, na Fundação Cultural Badesc.

Nesta edição, o documentário “Ken Saro-Wiwa, presente!” foi o escolhido. O longa foi produzido para a conclusão de doutorado em Artes Visuais da egressa Elisa Dassoler, que iniciou a pesquisa que deu origem ao longa no ano de 2015, período em que estudou a trajetória do escritor Ken Saro-Wiwa na Universidade das Artes de Londres (UAL) e buscou, por meio de entrevistas com artistas, ativistas e familiares, apresentar sua história.

Ken foi um reconhecido escritor e ativista nigeriano que liderou um movimento de resistência pacífica contra práticas de racismo ambiental e genocídio de minorias étnicas na região do Delta do Níger, na Nigéria. Em 1995, foi morto por conta de sua militância contra a exploração abusiva de petróleo. No longa, o público é apresentado à sua história, os impactos causados pela exploração de petróleo no Delta e a relevância política e cultural de projetos artísticos em Londres dedicados à sua memória.

Após a exibição, com término previsto para 20h30, ocorre uma roda de conversa com as convidadas Célia Maria Antonacci e Fátima Costa de Lima, professoras da Udesc Ceart. O intuito do debate é intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Políticas com as equipes de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.

Ficha Técnica

Título: Ken Saro-Wiwa, presente!
Direção e Realização: Elisa Dassoler
Edição: Guto Presta
Trilha Sonora: Tiê Alves
Filmagens/locações: Londres (Reino Unido) e Ogoni (Nigéria)
Edição e Finalização: Florianópolis (Brasil)

País: Brasil / Local: Florianópolis / Ano: 2017 / Classificação: livre / Duração: 80 minutos / Gênero: Documentário / Idioma: Inglês / Legendas: Português

Sobre as convidadas


Célia Maria Antonacci

É Professora titular da Udesc Ceart nos programas de graduação e pós-graduação em Artes Visuais. É mestra e doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC/SP, e pesquisa os processos artísticos contemporâneos, com ênfase nas manifestações urbanas dos grafites, tatuagens e os códigos de intolerâncias políticas e sociais, especialmente artistas africanos. Atualmente coordena os projetos de pesquisa “Poéticas do Urbano” e "Políticas e poéticas da arte africana contemporânea no contexto da globalização”. Participou em 2005 e 2006 do grupo de pesquisa “Representações do Holocausto e Antissemitismo: Literatura, História e Memória”, pela Universidade de São Paulo (USP) e publicou o livro “Grafite, Pichação & Cia”, da Annablume editora, “Teorias da tatuagem: uma análise da loja Stoppa Tatoo da Pedra”, da Udesc editora e “As nazi-tatuagens: inscrições ou injúrias no corpo humano?”, pela Editora Perspectiva.

Fátima Costa de Lima

É professora titular do departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart e coordenadora do programa de pós-graduação em Teatro. Possui graduação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado. É especialista em Teatro, mestre com dissertação defendida no Programa de Educação e Cultura da Udesc e doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Profissionalmente, atuou como cenógrafa, diretora de arte, carnavalesca, figurinista e atriz. Pesquisa teatro, cinema e carnaval e tem como temas o espaço cênico, alegoria, política da arte, teatro político e teoria crítica. Também coordena o Grupo Imagens Políticas ao lado do Prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel.


Sobre o Cine Imagens Políticas

O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc. Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Além disso, como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com a participação de convidados do Cine. Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente a circulação de filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Na equipe do Cine Imagens Políticas estão Fátima Costa de Lima e Stephan Baumgartel na coordenação do grupo, Emanuele Mattiello na curadoria e Gustavo Bieberbach, Lucas Viapiana, Paulo Ramon e Ricardo Goulart na organização do cineclube.

Mais informações pelo email grupoimagenspoliticas@gmail.com ou na página do evento no Facebook.

Serviço:

O QUÊ: Cine Imagens Políticas.
QUANDO: 5 de outubro, às 19h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc, R. Visc. de Ouro Preto, 216 - Centro, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto para a comunidade. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h