Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/10/2022-19h47

Grupo de teatro para surdos apresenta curta em libras na Udesc Ceart nesta quinta-feira

O curta será Romeu e Julieta e terá sessão comentada

Imagem: Divulgação.
O curso de Teatro do Departamento de Artes Cênicas (DAC) e o curso de Música do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza nesta quinta-feira (20), a apresentação do Teatro Signatores, o evento acontece no Espaço 2, às 13h30.

A apresentação inicia com o curta Romeu e Julieta, por meio da exibição comentada, e em seguida acontece um bate-papo com o público. Estarão presentes a Adriana Somacal, diretora da peça e alguns atores surdos, a atriz principal, Brenda Artigas, fará participação virtualmente.

Com o objetivo de apresentar os meios de acessibilidade cultural possíveis aos alunos do curso de teatro, os atores da peça teatral são todos surdos. “A participação de todos discentes, docentes, público externo e dos demais cursos se faz importante exatamente por ser algo pensado como ‘não possível’ tratando-se de atores surdos ”, reitera Karen Bianchini, organizadora do evento.

De acordo com Karen, para o bate-papo foi estruturado um roteiro para guiar as perguntas que serão feitas preferencialmente pelos estudantes de teatro, porém o público presente também terá a oportunidade de conversar com os atores e diretores da peça. 

Sobre o Grupo Signature

O grupo foi formado em 2010, em Porto Alegre, a partir do interesse comum em investigar os processos de construção da linguagem teatral própria da cultura surda. A possibilidade de experimentação da Língua de Sinais e a linguagem teatral foram os pontos de partida para a pesquisa. No teatro, o corpo do ator é o seu próprio instrumento artístico e a expressão corporal é um dos meios privilegiados de comunicação com a plateia, na cultura surda, a expressão corporal vai além de uma forma de comunicação, ela faz parte da construção gramatical da Língua Brasileira de Sinais. 

A peça teatral é gratuita e aberta para todos os públicos, para mais informações acesse o Instagram @gruposignatores.

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h