Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/06/2020-13h30

Grupo Musical ANIMA completa 30 anos de carreira e lança álbum

Trabalho faz parte da trilogia “Imaginário Sonoro Brasileiro” e pode ser conferido em plataformas streaming

Capa do álbum "Mar Anterior" do Grupo Anima
Em 2020, o ANIMA fundado pela professora de Valéria Bittar, do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completa 30 anos de trajetória, dedicando pesquisas às origens indígena, africana e ibérica da tradição oral brasileira. Em Abril, lançou o álbum “Mar Anterior”, que encerra a trilogia “Donzela Guerreira” (2009) e “Encantaria” (2017).

A produção possui 19 faixas e acompanha um livro de 112 páginas, com obras da artista Rosana Paulino, texto escrito pelo medievalista português Manuel Pedro Ferreira, fotografias por Daniel Bittar, e além disso, conta com comentários do ogã e músico convidado Leandro Perez. A temática trata sobre a música dos povos conquistados e afastados de suas origens, em específico, os africanos escravizados e também do sentimento da saudade, através dos tambores dos orixás e da poesia medieval portuguesa. O álbum está sendo disponibilizado em todas as plataformas de streaming. Os álbuns “Mar Anterior” e “Encantaria” fazem parte do projeto de pesquisa coordenado por Valéria "Músicos, Música e Instrumentos: investigação da performance na música histórica e na música popular tradicional".


A professora Valéria Bittar especifica “O espetáculo e CD, Mar Anterior (2020) e o espetáculo e CD Encantaria (2017), são frutos do projeto de pesquisa coordenado por mim, um projeto transdisciplinar e interuniversitário (Universidade nova de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado de São Paulo, Universidade Federal de Goiás)”.

O projeto foi o conjunto do trabalho entre Acácio Tadeu (UDESC - Musics) e Liduíno Pitombeira (UFRJ) que fizeram composições musicais com base no material coletado por Camargo Guarnieri em terreiros de candomblé, e também materiais selecionados e pesquisados pelo Grupo ANIMA, com base nas cantigas de amor do rei português Dom Dinis, recuperadas pelo musicólogo português Manuel Pedro Ferreira na Universidade Nova de Lisboa. Essas composições, juntamente com as do professor Luiz Henrique Fiaminghi (Departamento de Música do CEART UDESC) e arranjo pelo Grupo ANIMA, deram formação ao espetáculo registrado em CD “Mar Anterior”.


Encontro Virtual acontece domingo, 28 de junho
Durante o mês de Junho, o grupo ANIMA tem transmitido uma série de encontros ao vivo pelo seu canal do Youtube, para conversar com convidados especiais sobre temas relacionados aos seus trabalhos artísticos e também para interagir com o público. O próximo será neste domingo (28), quem participa é professor e etnomusicólogo Alberto Ikeda, das 19h às 21h.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h