Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/11/2020-19h15

Laboratório da Udesc divulga mapas atualizados com informações sobre a Covid-19 em Santa Catarina

Densidade de casos confirmados de Covid-19 até 17/11/2020 em Santa Catarina (Mapa: GeoLab/Udesc)
O Laboratório de Geoprocessamento (GeoLab), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou uma série de novos mapas desenvolvidos no âmbito do projeto Mapeamento Casos de Covid-19 - Estado de Santa Catarina.

Desde março de 2020, pesquisadores, estudantes e professores vinculados ao laboratório, trabalham na elaboração de produtos cartográficos diversificados, com temáticas que permitem diversas análises sobre a evolução da propagação do coronavírus no estado.

Na série de materiais divulgada nesta semana foram apresentados produtos cartográficos novos com as seguintes informações:

  • Taxa de Infecção (para cada 10 mil habitantes por município de Santa Catarina): informa o resultado da relação entre o número de casos confirmados e a população de um município, multiplicado por dez mil.
  • Casos Ativos: expõe o valor da subtração entre o número de casos, óbitos e recuperados por municípios do estado. Representa o número de casos efetivamente ativos.
  • Densidade de casos: nessa representação a diferença na tonalidade expõe a ocorrência de número de casos no estado de Santa Catarina, sendo as cores quentes os locais onde há maior incidência e as cores frias os locais com menor incidência.
  • Incidência de casos ativos (por 10 mil habitantes): identifica os locais com maior incidência de casos ativos de Covid19 a cada 10mil habitantes. Os dados são o resultado da relação entre o número de casos ativos e a população de um município, multiplicado por dez mil.
Na página do projeto também estão os mapas atualizados com os casos confirmados, com os óbitos confirmados, as médias móveis, e o painel que permite a visualização dinâmica dos dados de Santa Catarina.

O professor Paulo Meliani, docente do departamento de Geografia e pesquisador do GeoLab, explica que a equipe do laboratório, formada por professores e pesquisadores do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan) da Udesc, juntamente com a equipe da Defesa Civil de Santa Catarina e técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, se uniram com o objetivo precípuo de protagonizar o mapeamento temático do cenário dos casos de ocorrência da Covid-19 no estado, que se traduz adequadamente na área de estudos da ciência geográfica médica.

“A cartografia interativa, dinâmica ou estática, no atual cenário da pandemia que reflete o cenário de um momento, torna-se um documento essencial para os decisores, especialistas, pesquisadores e demais profissionais e políticos no entendimento do problema”, ressalta o professor Francisco Henrique de Oliveira, coordenador do GeoLab.

O projeto lançará semanalmente, às quartas-feiras, novos produtos cartográficos com dados atualizados no site do projeto, na plataforma online, no Facebook e Instagram do GeoLab.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h