Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/02/2023-14h25

Laboratório de Escritas Teatrais da Udesc tem início em março com duas turmas

Neste semestre serão encontros quinzenais com turma presencial e turma online, as inscrições são gratuitas

Laboratório acontecerá a partir de março, em dua turmas. Imagem: divulgação.
O programa de extensão Encontro com Dramaturgo, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), retoma a partir do dia 14 de março o Laboratório de Escritas Teatrais, em formato presencial e online. As modalidades dos encontros acontecem quinzenalmente intercalados em uma sala da Udesc Ceart e, virtualmente, por meio da plataforma ZOOM. O projeto acontece às terças-feiras, das 19h às 21h e encerra em junho. O laboratório será ministrado pelo doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC), Thiago Dominoni. 

O programa de extensão é coordenado pelo professor do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart, Stephan Arnulf Baumgartel.O laboratório é gratuito e destinado a estudantes de teatro, artistas, dramaturgos e pessoas interessadas em dramaturgia. São oferecidas 10 vagas por modalidade e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: dramaturgiacatarinense@gmail.com. De acordo com os organizadores, não é necessário o comprometimento semanal para participar, embora seja preferível, pois a oficina tem o objetivo de estabelecer o espírito de trabalho em conjunto e de criar uma troca constante entre os participantes. Para participar não é necessário possuir conhecimento prévio sobre a escrita para teatro.

Dinâmica
A oficina pretende acostumar os participantes com a diversidade da escrita para a cena teatral, estimular sua própria experimentação na área e ajudar a descobrir ou ampliar o prazer na própria escrita. Serão oferecidos aos participantes textos teatrais e algumas leituras teóricas que dialogam com as temáticas a serem propostas. No laboratório deste semestre, a oficina irá propor condições para estruturar um projeto de escrita dramatúrgica, a partir das leituras dramáticas de bolso dos participantes, ao término do semestre. "O estudo está concentrado em procurar uma intensa ‘inscrição performativa no corpo das escrituras’, isto é, tornar a metodologia de um movimento ético diante das narratividades e subjetivações da cena teatral, e, portanto, inventariar imaginários desejantes pela vida", explica o ministrante."Serão construídos laboratórios performativos do corpo e da palavra, da palavra e do corpo para trabalhar uma rasura na maneira de evidenciar as fisicalidades dos enredos. A oficina tem o objetivo de estabelecer o espírito de trabalho em conjunto e de criar uma troca constante entre os participantes. Vamos desassosegar a vida", finaliza Thiago.


Currículo do ministrante
Thiago Dominoni atua na produção teatral como ator, diretor, dramaturgo e mediador teatral. Em sua pesquisa artística prevê a intersecção entre a literatura e a performatividade da cena como campo de produção de sentidos e poéticas. Atualmente é doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Teatro (UDESC). É Mestre em Artes (UNPESAR); Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Tecnológica do Paraná (2022). Bacharel em Artes Cênicas (UNESPAR). Possui publicação em dramaturgia e literatura em diferentes gêneros. Venceu o concurso FENATA – Cena Dramatúrgica Brasileira (2021) e o concurso Mercador de Peças (2019). É articulador de coletivos teatrais e orientador literário. Tem sido dramaturgo residente selecionado de diferentes projetos literários e dramatúrgicos.

Serviço 1
O quê: Laboratório de Escritas Teatrais, presencial;
Quando: quinzenalmente as terças-feiras, com início no dia 14 de março, das 19h às 21h;
Onde: Teatro Educação na Udesc Ceart, Av. Madre Bevenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis-SC;
Quanto: gratuito.

Serviço 2
O quê: Laboratório de Escritas Teatrais, online;
Quando: quinzenalmente as terças-feiras, com início no dia 21 de março, das 19h às 21h;
Onde: na plataforma Zoom;
Quanto: gratuito.

Mais informações: pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h