Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/03/2025-14h23

Laboratório de pesquisa em atuação da Udesc promove série teatral

“Ofélia e a Fantasma” acontece em 10 de abril, às 20h.

Arte: Divulgação

O Núcleo de Estudos sobre a Criação Artística (ÁHQIS) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove em 10 de abril o segundo episódio da série teatral itinerante “Ofélia e a Fantasma”. Gratuito e aberto à comunidade, o evento acontece a partir das 20h, no condomínio Caminhos da Lagoa, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. A classificação indicativa da apresentação é de 12 anos.

O primeiro episódio foi realizado no dia 23 de março, como parte da programação da Maratona Cultural de Florianópolis.  

“Ofélia e a Fantasma”

Ofélia é, nessa adaptação de Hamlet, uma jovem obcecada pela beleza que sofre com sua família de cirurgiões empresários. No meio de conflitos familiares, Ofélia entra em contato com o fantasma de sua mãe, morta em uma cirurgia estética. O fantasma da Mãe aparece para alertá-la sobre seu fatídico destino.

Sobre o ÁHQUIS

O ÁHQUIS é um laboratório de pesquisa que aborda os processos de organização e criação artística. O núcleo estuda desde procedimentos técnicos até a estrutura de funcionamento de agrupações de artistas. Com uma abordagem interdisciplinar, explora fenômenos ligados ao teatro e às artes visuais, sendo o estudo do teatro de grupo um foco central. Atualmente, o projeto principal é a organização de um mapa do teatro de grupo no Brasil. O laboratório também analisa a construção de discursos míticos pelos artistas. O ÁHQUIS realiza projetos interinstitucionais com a UNIRIO (Projeto Um estudo sobre o cômico), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Archivo de Artes Escénicas (Universidad de Castilla La Mancha, Espanha). Seus projetos combinam experiências práticas e estudos teóricos nas áreas de teatro e artes visuais.

Acompanhe o perfil da série no Instagram.

Serviço
O quê: Apresentação teatral “Ofélia e a Fantasma”
Quando: 10 de abril, às 20h
Onde: Condomínio Caminhos da Lagoa, Rod. Amaro Antônio Vieira, 2740, Itacorubi
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade


Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h