Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/02/2022-15h02

Livro de professoras da Udesc relata experiências do estágio em Artes Visuais

Obra traz reflexões sobre estágio curricular superviosionado na formação docente

Capa do livro. Imagem: Divulgação.
As professoras, e também doutorandas, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Tharciana Goulart e Priscila Anversa, lançaram o livro “Experiências de Estágio Curricular Supervisionado em Artes Visuais: diálogos sobre a docência”, uma coletânea de artigos que relatam experiências de estágio curricular supervisionado em Artes Visuais, ocorridas em 2019, que  destacam as inquietações vivenciadas pelos estudantes durante suas atuações em escolas de educação infantil e ensino fundamental. 

Destinado à comunidade acadêmica, a obra levanta o debate acerca do papel do estágio na experiência docente.Visa proporcionar reflexões sobre a relevância dos estágios curriculares supervisionados na formação de professores, compartilhando experiências desenvolvidas na formação inicial. O livro conta com o selo de aprovação editorial da Editora AAESC - Associação de Artes Educadores de Santa Catarina que contribui com o cenário político, pedagógico e artístico em assuntos relacionados à arte-educação, apoiando projetos que visam ampliar o debate neste meio. 

Priscila Anversa, coescritora, fala que a importância do tema é fundamental e importante para alagar as discussões sobre estágio na licenciatura em Artes Visuais e contribuir com o debate em torno do tema. “Buscamos tecer reflexões sobre o processo de estágio, uma vez que este é o momento em que o futuro professor se defronta com a conjuntura educativa e sua complexidade”, afirma.

Confira um trecho da apresentação do livro
"Esta publicação é um convite à reflexão sobre a relevância do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais. No decorrer do livro, temos acesso a dez artigos que nos levam a pensar sobre o papel do estágio na experiência docente. Os textos, escritos pelas professoras e pelos estudantes, revelam articulações sobre a realidade do estágio e reafirmam a importância da perceção deste enquanto prática de pesquisa. Oriundos de experiências de estágio ocorridas nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio Curricular Supervisionado III, os artigos destacam inquietações vivenciadas pelos estudantes". (Introdução - p.9)

Sobre as autoras
Tharciana Goulart da Silva é professora colaboradora da Udesc Ceart, no curso de Artes Visuais, realiza pesquisas sobre Processos Fotográficos Históricos, coleções de professores artistas. É doutoranda em Ensino das Artes Visuais PPGAV, mestra em Artes Visuais na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais.

Priscila Anversa atua como docente do Mestrado Profissional em Artes, como professora de Artes na rede pública de ensino e como curadora pedagógica do Projeto Arquivos Implacáveis Meyer Filho. É licenciada em Educação Artística, tem mestrado em Artes Visuais e é doutoranda em Artes Visuais pela Udesc, investigando a formação de professores de Artes Visuais na Educação Infantil.   

O livro pode ser acessado aqui

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h