O grupo de pesquisa MusiCS - Música, Cultura e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai lançar o livro “MusiCS: musicologia histórica, composição e performance”, em 14 de setembro, terça-feira. Organizada pelos professores Acácio Piedade e Marcos Holler, a obra reúne artigos dos professores que compõem o MusiCS.
Os artigos são resultado das pesquisas que os professores desenvolvem no PPGMUS, e abordam os três temas citados no subtítulo do livro: musicologia histórica, com assuntos sobre os jesuítas, barroco alemão e choro antigo do Brasil; composição; e performance, que trata da interpretação musical, formação de músicos e o impacto da covid-19 na área da música.
“Cremos que as pesquisas dos autores neste livro são como linhas oblíquas que se encontram em determinados pontos, como pensamentos que se cruzam no atravessamento de uma musicologia ampliada que abraça os processos criativos”, escrevem os organizadores na apresentação da obra.
O lançamento será na terça-feira, 14 de setembro, às 18h30, pela plataforma Zoom. Para assistir, acesse
este link. Depois do lançamento, o livro digital será distribuído gratuitamente no site da
Editora CRV.
Confira o sumário com o título e autor de cada artigo:
-
Apresentação dos organizadores Acácio T. C. Piedade e Marcos Holler
-
“Cantar é tanto mais fácil e aprazível que chorar”: permissões e restrições à música na Companhia de Jesus no séc. XVI, por Marcos Holler
-
Por uma compreensão das figuras retórico-musicais: o caso de J. Burmeister (1606), por Cassiano Barros
-
Notícias dos batutas ao sul: Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, 1928, por Luís Fernando Hering Coelho
-
Fricção de musicalidades: rítmica aditiva e divisiva nos instrumentos de arco. Um olhar hermenêutico nos toques de rabeca e dos violinos, por Luiz Henrique Fiaminghi
-
Reflexões preliminares sobre composição transcultural, por Acácio T. C. Piedade
-
The path of the thousand doors – Compondo para trio de snare drums: reflexões e poiesis, por Lourdes Saraiva
-
Compreensão da notação, adequação técnica: uma estratégia tripartite para embasar a interpretação da música para violão de Ferdinand Rebay, por Luiz Mantovani
-
Músico hiato músico e ato músico em ato, por Valéria Bittar
-
Ensaio sobre a codiv-19 e a área musical, por Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto