Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/05/2023-19h38

Manifesto Ceart Antifa: Antifascista e Antifakenews

 
MANIFESTO CEART ANTIFA – ANTIFASCISTA E ANTIFAKENEWS

A Direção do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem a público se manifestar: Somos antifascistas e antifakenews!

Repudiamos toda e qualquer propagação de discurso de ódio, fake news e disseminação de desinformação. Repudiamos todo e qualquer ato calunioso e difamatório, que descontextualiza fatos e informações na nociva abordagem da pós-verdade, impingida pelas redes sociais e que imputa leituras categóricas como verdades absolutas. Lembramos que as fake news matam, e podem levar a processos disciplinares e judiciais.

Nos elegemos para a gestão 2021-2025 sob o slogan “Ceart+Vivo”. Temos em nosso plano de gestão o compromisso com a diversidade, com os direitos humanos, com a justiça social e com a luta antirracista (https://www.udesc.br/ceart/maisvivo/eixos).

Nossa gestão consolidou o NUDHA – Núcleo de Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas, instituído como órgão suplementar setorial em agosto de 2021 na Udesc Ceart (Resolução Nº 017/2021 – CONSUNI). O setor é vinculado à Direção Geral e realiza diversas ações sobre as pautas dos direitos da população com deficiência, população negra, indígenas, quilombolas,  povos campesinos, mulheres, LGBTQIA+, migrantes, refugiados, dentre outros grupos histórica e socialmente subalternizados, no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional.

Reestruturamos e fortalecemos o NAE – Núcleo de Acessibilidade Educacional, também vinculado à Direção Geral, e que tem como função promover ações e políticas institucionais com a finalidade de fomentar a acessibilidade no Ceart, garantindo inclusão, integração e expressão plena do potencial dos(as) estudantes com deficiência no ambiente acadêmico.

Reestruturamos o PAE - Programa de Apoio Estudantil, vinculado à Direção de Extensão Cultura e Comunidade, setor que desenvolve ações e políticas acadêmicas para a permanência de discentes de graduação e pós-graduação do Ceart, garantindo assim sua inclusão na universidade.

Nossa gestão também instituiu a primeira Política Integrada de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil para a Pós-graduação da Udesc, voltada para os 06 programas do centro, e seus 10 cursos de mestrado e doutorado, através da CAFI – Comissão de Ações Afirmativas da Pós-graduação do Ceart, que estruturou a Resolução Conceart 09/2022. Esta resolução do Conselho de Centro do Ceart estabeleceu o mínimo de 40% de vagas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, com deficiência, quilombolas, trans (transexuais, transgênero e travestis) nos Programas de Pós-Graduação do Ceart, garantindo ainda a priorização da distribuição de bolsas de estudos para este público.

Também implementamos o Edital PIAA-PG - Programa de Internacionalização e Ações Afirmativas da Pós-Graduação do Ceart, que possibilita a participação de discentes de pós-graduação do centro em eventos técnico-científicos. O edital está em sua segunda edição e prevê 60% de reserva de vagas para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) [pretos(as), pardos(as)], indígenas, quilombolas, trans (transexuais, transgênero ou travestis), pessoas com deficiência, e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A gestão Ceart+Vivo também ampliou as ações afirmativas do Edital Prome – Programa de Mobilidade Estudantil da Udesc, voltado ao público de graduação, incluindo, além da segunda bolsa de Ação Afirmativa para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica - já instituída na gestão anterior -, uma terceira bolsa, voltada também para este público. No momento, aguardamos parecer jurídico para liberação desta terceira vaga para Ação Afirmativa racial no próximo edital.

Realizamos também eventos institucionais de promoção do antirracismo, como o Ceart Aberto da cultura japonesa e o Ceart Aberto da consciência negra.

O Ceart, em seus 08 cursos de graduação e 10 cursos de pós-graduação possui diversas disciplinas, projetos de pesquisa e ações de extensão e cultura, além de publicações, que abordam a educação das relações étnico-raciais, a cultura negra e afro-brasileira, as relações de gênero e sexualidades, de deficiências, geracionais e de classe. Temos o compromisso com a justiça social e atuamos na formação de professores(as) de Artes e profissionais de Moda e Design comprometidos(as) com o desenvolvimento de Santa Catarina.

Fomos um dos primeiros centros de ensino da Udesc a introduzir uma disciplina específica para atender à Lei Nº10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História Africana e Afro-brasileira nos currículos escolares: a disciplina “Arte Africana e Afro-brasileira”, no curso de Licenciatura em Artes Visuais, cuja docente que a ministrou desde então teve seu livro sobre o tema premiado na edição de 2022 do Prêmio Jabuti, maior prêmio da área de livro e literatura do Brasil.

A Udesc Ceart completará 38 anos em 2023, e traz em sua história e trajetória o compromisso com a Arte, a Cultura e a Ciência, além da responsabilidade com a inovação social, materializada através de ações que historicamente nos construíram como um centro de ensino plural, ético e inclusivo.

Por este motivo, dizemos: somos CEART ANTIFA – ANTIFASCISTA E ANTIFAKENEWS!

Por isso convocamos toda a comunidade acadêmica do Ceart a se juntar a nós neste manifesto e nesta campanha de enfrentamento à disseminação de desinformação. O Ceart sempre foi e sempre será antinazista, antirracista e antifascista! E agora é a hora de incluirmos nesta luta a postura antifakenews!

Contamos com vocês!


Florianópolis, SC, 19 de maio de 2023.

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h