Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/06/2019-13h59

Mestranda do Prof-Artes da Udesc é selecionada para curso de aperfeiçoamento no Canadá

Foto: Arquivo pessoal
A professora e estudante do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Fernanda Saldanha, foi uma das selecionadas da região sul a participar de um curso de oito semanas no Colleges and Institutes Canada– CICan. A mestranda desenvolve a pesquisa "Memórias autobiográficas em cena na escola", no Centro de Artes (Ceart), juntamente aos estudantes do 9° ano da rede pública de Venâncio Aires (RS).

A partir de um grupo entre professores da rede pública municipal, Fernanda teve conhecimento da abertura do edital. A mestranda submeteu sua pesquisa para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da Educação Básica no Canadá. Por meio de um acordo de cooperação formalizado entre a Capes e o CICan, foi possível oferecer o curso de aperfeiçoamento 8 semanas.

O programa que será oferecido em Ottawa, no Canadá, inicia em julho com finalização em agosto, e tem o objetivo de promover a capacitação de professores em exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital. De acordo com Fernanda, as aulas serão divididas entre aulas de inglês e também gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno da rede pública.

Os benefícios oferecidos são passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo (que não confere a uma bolsa), seguro saúde, deslocamento no Canadá (aeroporto/universidade/ aeroporto), alojamento em casa de família canadense (homestay), incluindo 3 refeições; curso de formação e material didático.

Fernanda Saldanha é formada no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Buscou abordar sua pesquisa na educação de arte nas escolas públicas para ampliar o foco artístico de adolescentes entre 14 a 15 anos. O trabalho que vem elaborando com os estudantes de Venâncio Aires consiste na criação de histórias baseadas em acontecimentos da vida pessoal de cada um.

De acordo com Fernanda, as aulas de arte são voltadas para a realização da construção das histórias e montagem teatral com narrativas criadas por quem participa. Baseada no Teatros do Real, a professora e mestranda busca orientar os 28 alunos a se organizarem a partir de fragmentos do cotidiano para enfim criar uma peça de teatro.

A pesquisa ainda está em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Artes da Udesc Ceart e conta com a orientação do professor André Carreira.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Fernanda Saldanha - Arquivo Pessoal
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h