Foto: Acervo pessoal
O estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Guilherme Trautmann recebeu uma moção de congratulação na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (SC) na última quarta-feira, 8. A homenagem foi concedida ao trabalho do ator de coordenar uma companhia teatral com crianças e adolescentes da rede municipal, chamada Oficinas Cia de Teatro. O projeto faz parte da sua pesquisa de mestrado na Udesc.
A Oficinas Cia de Teatro integra o Centro Educacional no Contraturno (CEAC), um espaço de ensino sobre artes, cultura, esportes e tecnologia que atende cerca de 300 alunos de escolas públicas do município. O grupo teatral é um projeto específico que nasceu da vontade de conhecer e desenvolver a linguagem teatral entre os adolescentes. A temática das peças produzidas é escolhida pelos estudantes, diante das principais inquietações que se formam dentro do coletivo. Vulnerabilidades da adolescência, fábulas sobre o folclore regional e meio ambiente são alguns dos temas abordados.
Em 2024, a turma participou do Festival Internacional de Teatro Adolescentes, o “Vamos que Venimos”, em Buenos Aires, na Argentina. O espetáculo apresentado foi o “2070”, que trata sobre os efeitos da crise climática e a importância de políticas sustentáveis. Para o professor Guilherme, a presença dos jovens em um evento como este mostra a potência que a arte-educação têm de emancipar tanto os estudantes quanto a comunidade. De acordo com ele, o ensino da linguagem teatral atravessa vários aspectos sociais, contribuindo para formar cidadãos plenos de seus direitos.
O artista relata que receber a homenagem em um espaço tão visível do município é ter a sensação de dever cumprido. “Sinto que essa é a minha missão. Eu não consigo mais desvincular o teatro da pedagogia e me vejo nesses adolescentes, no desejo deles, nos sonhos deles e isso também me realiza enquanto professor, ator e arte pesquisador”.
“A moção também representa o resultado da qualificação que tive na Udesc. Aprendi muito com professores, mestres e doutores da universidade, que tive a oportunidade de conhecer durante a minha jornada desde a graduação”, acrescenta o mestrando. Mais informações sobre o trabalho do artista estão disponíveis no
perfil do Instagram.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350