Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/11/2017-11h49

Mestre em Música pela Udesc lança livro na universidade sobre rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade

O livro é resultado da dissertação de mestrado em Música realizada pelo autor na Udesc Ceart. Foto: Divulgação
Ocorre no dia 7 de dezembro, na sala básica 13 do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o lançamento do livro “As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática” de Jorge Linemburg, músico e pesquisador, formado pela Udesc Ceart. O evento, que tem início às 17h horas, é gratuito e aberto para a comunidade.

O livro é resultado da dissertação de mestrado em Música realizada pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Udesc entre 2013 1 2015, e do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música que, por meio de edital público, seleciona e premia monografias, reportagens, dissertações e teses sobre temas relacionados ao campo musical.

O evento faz parte da série Rodadas de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Música (PPGMUS), em parceria com o grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade (Musics). O Rodadas de Pesquisatem como objetivo o compartilhamento do conhecimento científico produzido com a comunidade, através de trabalhos de pesquisa e promovendo conversas com convidados nacionais e internacionais, além de professores do Programa.

Sobre o livro

O livro “As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática” é resultado de uma pesquisa realizada sobre manuscritos localizados no Arquivo Mário de Andrade, no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP), e em trabalhos publicados do autor.

A investigação permitiu reunir um repertório expressivo para as rabecas brasileiras a partir da obra de Mário. Uma parte das músicas foi tocada na rabeca, para análise de acordo com a abordagem de Learn to Perform (aprender a performar, em tradução livre), como proposta e desenvolvida pelo etnomusicólogo John Baily.

Organizado em três capítulos, o livro traz uma discussão sobre as pesquisas etnomusicológicas focadas nos instrumentos musicais, um capítulo concentrado nas rabecas brasileiras e, por último, ele apresenta uma proposta de como interpretar o repertório, tocando-o na rabeca.

Sobre o autor

Jorge Linemburg é músico e pesquisador. Participou das classes de teoria musical e harmonia com Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas, na Udesc Ceart, onde também seguiu os cursos de contraponto, percepção musical, história da música e história da música popular brasileira. Cursou mestrado em música, cuja dissertação abordou as rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade, também na Udesc Ceart, e mestrado em artes (ênfase em música e musicologia), na Universidade Aix-Marseille, na França, onde deu continuidade à sua pesquisa sobre o universo poético-musical dos cegos rabequeiros cantadores do Nordeste brasileiro.

Como instrumentista, integrou diversos grupos de música popular brasileira: Trio Olho de Cabra (2008), Rio de Nós (2010), Cravo da Terra (2011), Sexteto Clariô (2012-2016) e Quex-Quex (2014-2016). No papel de violista, participou de algumas orquestras, como a Orquestra sinfônica de Santa Catarina – OSSCA (2009-2010), Orquestra de câmara Unisul (2009), Orquestra de cordas da Ilha de Santa Catarina (2010-2014), e Orquestra Udesc (2011).
Começou sua pesquisa com as rabecas e as manifestações culturais de tradição oral no Brasil, em 2010, integrando o projeto “A voz e a vez da rabeca” (2010-2012), na Udesc. Em 2015, defendeu sua dissertação de mestrado “As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática”, sob orientação do professor Luiz Henrique Fiaminghi, trabalho com o qual obteve o Prêmio Funarte de produção crítica no ano seguinte. Em 2017, publicou o livro “Cegueira e rabeca: instrumentos de uma poética”, que recebeu apoio do Instituto Itaú Cultural, por meio do programa Rumos.

Serviço:

O QUÊ: Lançamento do livro “As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática” de Jorge Linemburg.
QUANDO: 7 de dezembro, às 17h.
ONDE: Sala 13 do Departamento de Música da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h