Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/05/2019-17h21

Misturada Udesc sedia shows e oficinas do Floripa Jazz Festival a partir de segunda

Universidade estadual receberá apresentações das 12h às 13h e oficinas das 14h às 18h - Arte: Divulgação
De 13 a 17 de maio, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) sediará apresentações musicais e oficinas do Floripa Jazz Festival na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Os shows do Palco Misturada Musical Udesc ocorrerão no prédio do curso de Artes Visuais. Já as oficinas serão realizadas no Auditório do Departamento de Música.

Gratuitas e abertas ao público, as atrações visam levar arte e cultura para a população. Participarão dos shows no Misturada Musical: Big Band Udesc, no dia 13; Ipoma Urutau, no dia 14; Dantor Quartet, no dia 15; Letícia Coelho, no dia 16; e Johanna Hirschler Quartet, no dia 17.

De acordo com o coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon, "a universidade tem sido essencial para a formação de artistas e de público em Santa Catarina, por isso as apresentações e as oficinas promovidas pela Udesc no Floripa Jazz Festival, contribuem para esse círculo virtuoso que agrega valor à música no Estado e no País".

Diversidade de estilos

Composta por alunos e egressos de Música do Centro de Artes (Ceart), a Big Band Udesc tem seu repertório voltado ao jazz e à música brasileira, com composições próprias. Já a banda Ipomea Urutau mistura vários ritmos, tendo referências como Secos e Molhados, Alceu Valença e Nação Zumbi.

Dantor Quartet é um projeto do guitarrista mexicano Daniel Torres, que explora canto polifônico, improvisação vocal e harmonias e ritmos latino-americanos. Letícia Coelho é cantora, compositora e multi-instrumentista mineira. Suas composições carregam fortes traços da música popular de rua, rural e urbana.

Johanna Hirschler é vocalista, flautista, compositora e letrista de Würzburg, Alemanha, e mora em Florianópolis. Celebrando a turnê pela sua terra natal, ela acabou de lançar seu primeiro EP ao vivo, "Uaçá Semente".

Workshops

Entre 13 e 17 de maio, serão realizadas seis oficinas. Os workshops ocorrerão sempre das 14h às 18h, no Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart.

Nos dias 13 e 14, será realizada a oficina "Eu compositor; criando canções", com Gandhi Martinez. Serão apresentados conceitos-chave do processo compositivo através do piano. Os participantes precisam ter conhecimento teórico e prático básico. As inscrições ocorrem pelo formulário.

No dia 15, das 14h às 16h, Maurício Bussab abordará os meios de transformar música em fonte de renda, falando sobre a transição do analógico para o digital por meio da sua experiência como fundador da Tratore, distribuidora de música independente.

Também no dia 15, das 16h às 18h, ocorrerá a palestra "Pé no acelerador: conduza sua carreira musical pelas curvas dos direitos autorais", pelo músico e advogado Guilherme Coutinho. fundador da Phonolite, empresa que oferece soluções para artistas e agentes da área.

No dia 16, haverá a oficina sobre o processo de composição musical da banda Quartabê, que pretende criar um tema que seja desenvolvido, arranjado e tocado pelos participantes. A oficina é destinada a músicos a partir de 14 anos que já tenham domínio do seu instrumento. As inscrições também devem ser feitas no formulário.

No dia 17, será realizada a oficina "Música brasileira instrumental", pelo Trio 3-63, que se concentrará em conceituações e comentários críticos sobre peças e seus compositores e a interpenetração de códigos musicais das esferas popular e erudita da música brasileira. As inscrições ocorrem pelo formulário.

Mais informações

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Floripa Jazz Festival e no Instagram da Coordenadoria de Cultura da Udesc.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Serviço

O QUÊ: Apresentações musicais e oficinas do Floripa Jazz Festival na Udesc.
QUANDO: De 13 a 17 de maio.
ONDE: Sede do Campus I da Udesc, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h