Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/11/2015-16h29

Museu da Udesc abre mostra de Artes Visuais, Moda, Teatro e Design sobre 30 anos do Ceart nesta terça

 
TextoOs departamentos de Artes Visuais, Design, Moda e Teatro do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizarão exposições a partir desta terça-feira, 10, até o domingo, 15, das 13h às 20h, no Museu da Escola Catarinense (Mesc), mantido pela instituição de ensino em Florianópolis.

As mostras, que trazem um pouco da história dos cursos e das suas ações, integram a semana comemorativa dos 30 anos da Udesc Ceart, com entrada gratuita. A abertura oficial nesta terça-feira, às 18h, terá a apresentação musical Tocata Aberta.

Artes Visuais

A exposição do Departamento de Artes Visuais tem obras dos artistas Dimas Rosa, Geraldo Mazzi, Jandira Lorenz, Luiz Carlos Canabarro Machado, Doraci Girrulat, Cleidi Albuquerque, Maria Cristina Casagrande, Dora Dutra Maria Bay, Maria Cristina Pessi, José Luiz Kinceler, Yara Guasque, Antonio Vargas, Silvana Macêdo, Regina Melim, Esdras Pio da Luz, Rosana Bortolin, Raquel Stolf, Nara Milioli Tutida, Sandra Correia Favero, Jociele Lampert, Luciane Garcez, Aline Nunes, Lucila Horn, Bianca Tomaselli e Adriana Maria dos Santos.

A exposição foi concebida por meio de convites realizados pelas professoras responsáveis pela montagem: Sandra Correia Favero, Rosana Bortolin e Silvana Macêdo. Os próprios artistas escolheram os trabalhos que serão expostos, e no caso dos professores já falecidos, a seleção foi feita pelos familiares e, em alguns casos, com a ajuda de Sandra.

"Oportuniza-se aqui um momento de raro encontro de 25 artistas/professores, com efetiva atuação no Centro de Artes", afirma a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky.

Design

O curso de Design da Udesc Ceart foi o primeiro a surgir em Santa Catarina em 1996 e tem duas habilitações. Uma delas, o Design Gráfico, lida com análise, organização e método de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação em áreas de identidade coorporativa/ branding, projetos gráficos editoriais, tipografia, projetos de sinalização, embalagens, materiais promocionais, interfaces e design digital, design de serviços etc.

Já o Design Industrial diz respeito a produtos, serviços e sistemas concebidos com o propósito de tornar a experiência do usuário em uma manifestação positiva. Métodos, ferramentas, organização, criatividade e lógica são utilizados no seu processo, e o resultado de seu trabalho é introduzido pela industrialização, mas não apenas quando produzidos por processos seriais, já que o design de serviços aborda a melhoria e a concepção de sistemas.

Para essa exposição comemorativa, os professores dos dois cursos selecionaram dez projetos premiados nos últimos cinco anos da Semana do Design, sendo cinco do Gráfico e cinco do Industrial, de forma a representar a diversidade de atuação das suas áreas.

Na exposição, poderá ser observado um pequeno recorte das possibilidades projetuais do Design por meio de projetos selecionados nas áreas de mobiliário, transporte, automobilismo, editorial, embalagem, marca, aplicativo digital, audiovisual e educacional.

Moda

Contribuindo para o crescimento da Udesc Ceart a partir de 1996, o curso do Bacharelado em Moda forma profissionais para atuarem na criação e no desenvolvimento de produtos, intervindo de maneira sustentável e compromissada socialmente no mercado de moda.

Nessas duas décadas, o curso acompanhou os avanços nas áreas da moda, das artes, do design e da tecnologia e formou diversas turmas, norteando a construção das diretrizes de ensino para uma prática pedagógica dinâmica e socialmente implicada e desenvolvendo projetos e programas de pesquisa e extensão como subsídio em núcleos e laboratórios.

Um dos projetos em exposição é a Modateca, que preserva elementos representativos da cultura do vestuário de moda catarinense produzido por costureiras e modistas anônimas no século 20.

Outro projeto é o EcoModa, que dissemina, pelas suas criações, um modo de produção e consumo mais pertinente ao desenvolvimento sustentável.

Por sua vez, o Modarte, que oferece cursos e oficinas de criação em moda, arte e artesanato à comunidade em geral, apresentará a coleção de camisas criadas com o tema "Hoje é dia de Maria".

Teatro

A exposição "Montagens", do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, apresentará imagens e informações sobre espetáculos teatrais feitos nas disciplinas de Montagem Teatral I e II durante os 29 anos de existência do departamento. Essas disciplinas têm, como característica central, realizar a montagem de um espetáculo sob a direção de um professor do curso de Teatro.

Nessa montagem, os alunos articulam os conhecimentos adquiridos em todas as outras disciplinas do curso, tais como interpretação, movimento, voz, espaço cênico, dramaturgia, pedagogia, teoria e produção teatral, além de mobilizar outros conhecimentos inerentes à área, como iluminação, maquiagem e figurino.

A exposição foi organizada pelas professoras Daiane Dordete, Sandra Meyer e Vera Collaço, com curadoria de Kamilla Nunes. A professora Vera foi responsável ainda pela coordenação da pesquisa histórica e documental, feita com bolsistas, discentes, docentes e egressos, para a coleta de imagens e informações sobre as montagens teatrais realizadas pelo departamento.

O Laborátio de Design (LabDesign) elaborou a diagramação da exposição, que está sendo viabilizada pelo Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg), da Udesc.

Leia mais:

06/11/2015 - Udesc comemora 30 anos de fundação do Ceart com semana cultural em Florianópolis a partir de segunda


Serviço:

O QUÊ: Exposições dos departamentos de Artes Visuais, Design, Moda e Teatro da Udesc na semana de 30 anos do Ceart.
QUANDO: De terça-feira, 10, a domingo, 15, das 13h às 20h.
ONDE: Museu da Udesc, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h