Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/01/2020-14h50

Museu da Udesc assume prédio da antiga escola Antonieta de Barros em Florianópolis

Prédio da antiga escola será reformado e sediará atividades à comunidade. Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL
O Museu de Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), assumirá o prédio da antiga escola Antonieta de Barros. O espaço, localizado ao lado do museu, no Centro Histórico de Florianópolis, foi cedido à universidade em 26 dezembro de 2019 pelo Governo do Estado e será utilizado para o desenvolvimento de atividades culturais e educacionais abertas à comunidade, como a capacitação de professores e pessoas.

Segundo a coordenadora do museu, professora Sandra Makowiecky, com o novo imóvel, que tem 1,3 mil metros quadrados, o Mesc dará mais um passo para conectar a sua missão de preservar a memória sobre a escola do passado com o propósito de construir a escola do futuro. Isso porque o prédio será usado, principalmente, para ampliar as ações da instituição no estimulo à economia criativa, segmento que atua em áreas como cultura, arte, design e comunicação. “Aliar as atividades comuns de um museu à economia criativa é uma tendência mundial e um eixo de trabalho que estamos desenvolvendo nos últimos anos”, destaca a professora.

Um exemplo é o Cocreation Lab, uma pré-incubadora instalada no mezanino do Mesc que transforma ideias em negócios criativos. No projeto, desenvolvido em parceria com várias outras instituições, iniciativas selecionadas por meio de edital participam gratuitamente de mentorias, oficinas, workshops e podem usar recursos de trabalho de forma compartilhada. Paralelamente, o museu vem sendo palco de diversos eventos, como feiras audiovisuais, de moda e design e maratonas de jogos eletrônicos.

Revitalização e resgate histórico

A ocupação do prédio icônico com atividades culturais e educacionais também visa contribuir para a revitalização do Centro Histórico da Capital catarinense. “Esse será um ponto de transformação para a região, mudança essa iniciada com a instalação definitiva do Mesc na Rua Saldanha Marinho, em 2007”, lembra Makowiecky. A escola onde Antonieta de Barros, a primeira deputada negra do Brasil, lecionou e foi diretora também dará espaço a criação de um centro de memória e preservação da cultura negra.

Reforma

Desocupado há mais de dez anos, o edifício da antiga escola precisará ser restaurado. No momento, a direção do Mesc trabalha na elaboração do projeto de reforma para definir o cronograma e os valores necessários para a obra, estimado em R$ 4,5 milhões. Por se tratar de um edifício tombado pelo patrimônio histórico, a equipe, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), já está com tratativas adiantadas junto ao Ministério do Turismo para a captação de recursos. A previsão, de acordo com a coordenadora do museu, é que o imóvel esteja pronto para uso dentro de dois anos.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com e equipe do Mesc, pelo e-mail museudaescola@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8110.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Prédio da antiga escola será reformado e sediará atividades à comunidade
  • A antiga escola Antonieta de Barros fica ao lado do prédio ocupado hoje pelo Museu da Escola Catarinense
  • O Museu da Escola Catarinense já desenvolve várias atividades de estímulo à economia criativa
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h