Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/06/2022-15h51

Museu da Udesc promove exposição em julho com trabalhos de seis escultoras

No próximo sábado, 2, às 10h, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, inaugura a exposição "Sinergias elementais: mulher, terra e fogo".

Com curadoria de Luciane Garcez e Sandra Makowiecky, a mostra é resultado do trabalho coordenado de seis artistas escultoras (veja lista abaixo).

O museu pode ser visitado gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e nos sábados, das 10h às 14h. O Mesc está localizado na Rua Saldanha Marinho, nº 196, no Centro Histórico de Florianópolis. As obras permanecerão em exposição até 30 de julho.

Conforme as curadoras, as artistas se reúnem com relativa frequência e trocam experiências para realizar uma tarefa complexa: transformar, em formas expressivas, matérias-primas básicas (terra, fogo, ar e água), que são também os quatro elementos da natureza.

Conheça as artistas que integram a exposição:

  • Cristina Brattig Almeida, médica e artista visual, apresenta obras que fazem parte da Série "Chifrantes";
  • Ilca Barcellos, bióloga e artista visual, apresenta o trabalho "Crossing-over";
  • Luciane Garcez, teórica e artista visual, apresenta "Corpos de frutificação";
  • Marina Uiera, química e artista visual, apresenta "Vessels";
  • Rosana Bortolin, artista visual e ceramista, apresenta trabalhos com fragmentos do percurso poético que correspondem às séries "Habitar Ninhos", "Sagrado Profano" e "Organismos";
  • Sara Ramos, artista visual e ceramista, apresenta quatro trabalhos: "Relicário"; "Vejo flores em você"; "Tudo sobre nós"; e "Assim é se lhe parece". 

Elementais

"Os elementais da natureza são os que surgem dos quatro elementos, sendo que cada um dos elementos básicos têm seus próprios guardiões, que agem em conjunto para proteger toda a natureza, como o crescimento das plantas, desenvolvimento do fogo, circulação do ar e movimento das águas. Os elementais têm consciência, instinto e propósito. Na exposição, veremos como cada artista expressa sua própria agenda evolutiva, a maneira como agrupam e organizam seus trabalhos", afirmam as organizadoras.

"O caráter essencial dos elementais é animar instantaneamente as formas de substância que se condensa em volta deles, aparecendo por vezes, criaturas indefinidas, combinações de formas humanas com animais." 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mostra é resultado do trabalho coordenado de seis artistas escultoras
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h