Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/07/2019-17h38

Museu da Udesc recebe mostra com registros de arte efêmera em agosto

 
Mandala 3D criada por Reci Clayton em 2015, na Praia da Joaquina, será uma das obras - Foto: Divulgação

Em 2 de agosto, às 19h, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), inaugurará a exposição "EfemerArte", que traz o conceito de land art (arte na paisagem). A mostra ficará em cartaz até 31 de agosto, em Florianópolis.

Desenvolvida pelo artista Clayton Balduino (Reci Clayton), as obras são feitas com um rastelo de jardim, utilizado como instrumento de desenho, para produzir imagens de grande formato na areia das praias do litoral sul de São Paulo e de Florianópolis, captadas em fotografia e vídeos.

Ao longo dos oito anos de projeto, Clayton fez diversos registros de land art, a maior parte com uma câmera simples, acoplada a um extensor telescópico, com 10m de altura. A partir de 2017, o artista fechou parceria com operadores de drones, o que trouxe maior qualidade na tomada das imagens.

Para a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky, a mostra "EfemerArte" chama atenção pelo poder que há na temporalidade das obras. "Por outro lado, o registro fotográfico amplia a visão do espectador e oferece novos ângulos, formas e movimentos."
 
A exposição traz uma retrospectiva da trajetória do artista, com desdobramentos da técnica em instalações pensadas especialmente para o museu, algumas delas interativas.

Atrações 

A noite de abertura da mostra terá uma performance musical com o violinista Paulo Gomes, e, em 23 e 24 de agosto, serão oferecidas oficinas de sand art terapia, nas quais o artista utilizará a areia como "tinta", realizando desenhos em superfícies alternativas. O registro será feito em fotos e vídeos.

Interessados em participar das oficinas devem se inscrever pelo e-mail efemerarte.expo@gmail.com. Confira o vídeo da oficina realizada no Festival Psicodália 2019

Serviço

O QUÊ: Exposição "EfemerArte', de Reci Clayton.
QUANDO: De 2 a 31 de agosto. Aberta de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e nos sábados, das 10h às 16h.
ONDE: Museu da Udesc, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mandala 3D criada por Reci Clayton na Praia da Joaquina, em 2015, é uma das obras da exposição
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h