Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/05/2019-22h39

Nota da Direção do Centro de Artes da Udesc sobre a paralisação de 15 de maio

As instituições públicas, e em especial as universidades, vêm sofrendo campanhas difamatórias com a intenção de desqualificar os serviços públicos educacionais perante a sociedade. Igualmente, a UDESC sofre ameaças por meio do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, enviado pelo governo do Estado de Santa Catarina à Assembleia Legislativa, o qual pretende retirar 10% do seu já insuficiente orçamento anual (2,49% da RLD).

O corte representa cerca de 40 milhões de reais no orçamento da UDESC, o que poderia trazer como consequências imediatas: o congelamento de salário das/os servidoras/es - que já estão sem reposição salarial (alíquota inflacionária) há quatro anos, a demissão de servidoras/es terceirizadas/os de limpeza, segurança dentre outros serviços de manutenção, a falta de investimento para conclusão de salas de aula em construção, a impossibilidade de realizar melhorias em laboratórios, a suspensão da compra de equipamentos para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Dentre outros agravantes, de imediato, podem ser impossibilitados os recursos básicos para a higiene coletiva e atividades vitais (pagamento de água, saneamento básico e luz), materiais de limpeza e manutenção de atividades rotineiras. Também os fomentos utilizados nos programas de extensão, que desenvolvem só na UDESC-CEART mais de 170 ações, e que mantém forte o vínculo da instituição com a sociedade, principalmente com aqueles contextos que mais precisam de sustentação de instituições públicas, estariam em risco.

Sensível ao momento atual, a Direção do Centro de Artes da Udesc apoia as decisões tomadas pelo Sindicado das/os Professoras/es da Udesc (APRUDESC-Sindicato), Sindicato das/os Técnicas/os (SINTUDESC) e da Assembleia realizada no dia 13 de maio de 2019 no campus 1 da Udesc, que reuniu professoras/es, estudantes e técnicas/os que deliberaram sobre a participação no DIA DE PARALISAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, no dia 15 de maio de 2019.

Convidamos a comunidade acadêmica para participar das atividades previstas para esta data, somando-se na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade! Todas e todos pela Educação e pela UDESC!

Direção do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h