Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2021-18h28

Nota de pesar: falecimento da Dra. Lúcia Vieira Sander

Lúcia Sander em palestra/performance do PPGT, em 2017. Foto: Acervo PPGT 
As professoras e professores do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lastimam o falecimento da Dra. Lúcia Vieira Sander, professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB) e pioneira dos estudos de teatro e gênero no Brasil.

Lúcia foi professora no Departamento de Teoria Literária e Literatura e no Departamento de Artes Cênicas da UnB até 1998. Professora visitante na Universidade Estadual de nova York (SUnY-Stony Brook) em 1997; pesquisadora visitante na Universidade de nova York (nYU) em 1999. Sander também dramaturga, atriz, performer e tradutora. Por meio de seus artigos, livros e o que chamou de “crítica em performance” foi precursora dos estudos de gênero no Brasil no campo dos estudos literários.

Como convidada, na Udesc, proferiu palestras no PPGT e no Departamento de Artes Cênicas (DAC), contribuiu com artigos para a Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas e integrou diversas bancas de defesa de mestrado e doutorado do programa. Dentre suas obras destacam-se “Susan e eu: Ensaios Críticos e Autocríticos Sobre o Teatro de Susan Glaspell” (2007) , e “As mulheres de Shakespeare (recicladas)” (2019).


Confira os trabalhos de Lúcia Sander na Revista Urdimento: carta "Sobre pepinos frecos, peras e maçãs" e "O que eles querem de Augustine".

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
Com texto da equipe do PPGT/UDESC
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h