Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/10/2018-17h32

Nota oficial - Processo eleitoral e respeito à pluralidade no ambiente universitário

Todos os 12 centros de ensino estão orientados para manutenção das atividades - Foto: Victor Lacombe
A Administração Central da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) esclarece que os 12 centros de ensino da instituição estão orientados para a manutenção da normalidade das atividades de ensino e administrativas, em compromisso à democracia e à liberdade de expressão, e que está vigilante no cumprimento das regras eleitorais.

A gestão salienta que, em uma universidade democrática, tanto alunos como servidores da instituição têm o direito para escolher suas posições políticas e correntes de pensamento, mas sem que essa opção desrespeite os direitos do outro. Ou seja, é dever de cada um, igualmente, respeitar o direito de ir e vir nas unidades, o direito à manutenção das aulas e demais atividades.

O artigo 3º do Estatuto da Udesc deixa claro que "a Udesc, como universidade pública e de ensino gratuito, é aberta às diferentes correntes de pensamento e orienta-se pelos princípios de liberdade de expressão, democracia, moralidade, ética, transparência, respeito à dignidade da pessoa e seus direitos fundamentais".

Nesse contexto, a Administração Central da Udesc defende uma universidade apartidária, que não emite posicionamentos políticos nos seus veículos de comunicação e espaços institucionais em respeito à pluralidade inerente ao ambiente universitário, e que tais posicionamentos por públicos internos não interfiram nas atividades de ensino e administrativas da instituição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h