Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2019-19h45

Novos estudantes do curso de Teatro da Udesc têm encontro sobre prevenção de DSTs

Foto: Divulgação
Os estudantes da 1ª fase do curso de Licenciatura em Teatro, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tiveram na tarde da última quinta-feira, 21, um encontro sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), conduzido pela enfermeira Valdirene Ávila, servidora na Udesc. A ação foi realizada na disciplina de Metodologia do Ensino do Teatro, ministrada pelo professor Vicente Concilio.

“Quando eles entram na universidade há uma série de mudanças, de todas as possibilidades que se abrem quando eles deixam de fazer parte do ensino médio. Muitos passam a morar sozinhos, fica mais perto da idade da maioridade e a sexualidade está envolvida nessas mudanças”, conta o professor Vicente. Participaram da ação em torno de 40 estudantes, que ingressaram neste semestre na universidade.

“Me parece importante não ignorarmos isso ou achar que esse tipo de conteúdo não é algo que a universidade deva trabalhar. Acho importante relembrar, criar este espaço de pensar sobre prevenção das DSTs e de gravidez indesejada”, complementa Vicente Concilio.

Segundo a enfermeira Valdirene Ávila, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem identificado um crescimento no número de casos de DSTs entre a população jovem, sendo que entre o período de 2004 a 2017, 25% dos casos registrados ocorreram na faixa etária inferior aos 25 anos. Ela também conta que há registros do Ministério da Saúde com relação aos últimos 10 anos no país, onde percebeu-se uma elevação nos índices mundiais de HIV entre a faixa etária dos 15 aos 24 anos de idade, em ambos os gêneros. Esses índices ultrapassaram o número de 10 milhões de casos.

“Momentos como este são de extrema importância, pois sei que o acesso à informação pode minimizar as crescentes taxas dessas doenças entre os jovens. E a influência dos profissionais de saúde e educadores em campanhas contínuas de caráter informativo são de fundamental importância, uma vez que a disseminação destas doenças está relacionada diretamente à ausência ou ineficiência de ações de prevenção e promoção à saúde desta população”, afirma Valdirene.

Nos últimos anos o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids de Santa Catarina (Gapa) tem realizado testes rápidos e gratuitos para detecção de quatro doenças – Aids, sífilis e hepatites B e C –  em uma ação aberta à comunidade na sede do Campus I da Udesc, em Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h