Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/10/2021-15h24

Núcleo da Diversidade Nudha se torna Órgão Suplementar da Udesc Ceart

Integrantes do Nudha. Imagem: Divulgação. 
O Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), se tornou um Órgão Suplementar Setorial. Desde o registro oficial em 31 de agosto, o núcleo tem mais autonomia para realizar seus projetos, contando com espaço físico, recursos tecnológicos e financeiros próprios.  

Maria Aparecida Clemêncio, coordenadora do núcleo, observa que a autonomia no orçamento proporciona uma melhora para as atividades desenvolvidas. “As experiências do Nudha poderão se projetar para a esfera institucional na Udesc, visto que busca articular ações relacionadas ao planejamento, ensino, pesquisa, extensão, apoio pedagógico, apoio discente, entre outras, provocando mudanças internas e externas no modo de pensar e fazer educação”, afirma a coordenadora. 

Dentre os novos projetos previstos, estão publicações, lançamento de um documentário em 2022, além da institucionalização de temas e questões ligadas à diversidade, direitos humanos e ações afirmativas. 

Com a nova condição, a coordenadora convida professores, estudantes e técnicos do Ceart para se juntarem ao Nudha. “Precisamos fortalecer nossa instituição no que tange os processos de participação e os processos democráticos internos, em todas as instâncias”, afirma. Os interessados podem se inscrever através deste formulário

Sobre o Nudha

Pensar raça e diversidade no meio acadêmico tem sido uma ocupação de Maria Aparecida Clemêncio desde a década de 1990, quando atuava no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), assim como participando, também, da institucionalização do programa de Ações Afirmativas da universidade, sempre com a parceria de professores e estudantes do Ceart. Ao longo do tempo, os debates se intensificaram, construindo o que viria a ser o Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas. 

Institucionalizado em 2018, o Nudha busca promover os direitos da população com deficiências, negros, indígenas, quilombolas, povos campesinos, mulheres, LGBTQIA+, migrantes, refugiados, comunidades tradicionais, dentre outros grupos histórica e socialmente subalternizados, no meio acadêmico, pedagógico e institucional.

Daiane Dordete, diretora-geral do Ceart, diz que o Nudha “potencializa políticas e ações que vêm sendo realizadas no âmbito do Centro de Artes há muitos anos, no enfrentamento às violências, na promoção da inclusão e do respeito às diversidades, na aplicação e promoção de ações afirmativas, e nos avanços da diversidade epistemológica no âmbito do ensino, pesquisa e extensão”.

Saiba mais sobre o Nudha neste vídeo, no site e no Instagram @nudha_ceart.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h