Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/08/2020-15h41

Núcleo da Udesc Ceart realiza live sobre produção e dramaturgia negra

Evento acontece por meio do Instagram do Nudha e faz parte do projeto “A Disciplina Que A Gente Não Tem”

 
O Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza uma live nesta quinta-feira (6), às 19h, com o tema “produção e dramaturgia negra como caminho de resistência”. O evento online acontecerá por meio do Instagram do Nudha.

O evento faz parte do projeto "A Disciplina Que A Gente Não Tem" criado em 2017 pelo Coletivo NEGA, como ação de extensão do Programa NEGA, do curso de licenciatura em Teatro do Ceart. Em 2020 o projeto está reeditado, contando com a parceria do Nudha, inserido no projeto “Diálogos Recíprocos”, que teve início em 2019.

O grupo propõe, por meio das lives, abordar assuntos geralmente ausentes na sala de aula. Artistas, pesquisadores, educadores falam sobre temas pertinentes no campo das artes, associados às questões LGBTQ+, gordofobia, infância, branquitude, negritude e racismo, sempre com finalidade educativa. “Denuncia-se a ausência destes temas nas diferentes disciplinas curriculares, na maioria dos cursos. Queremos que a diversidade social seja contemplada nos currículos da Udesc”, argumentam os organizadores.

Convidada

A live desta semana traz a atriz, pesquisadora e produtora Sol Miranda, como convidada. Sol é cofundadora do Grupo Emú, projeto que desenvolve na Emú Produções, junto a Cia Emú de Teatro Negro e do Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História da Universidade Ferderal do Rio de Janeiro ((Negrarh|LHER/UFRJ).  Além disso, a convidada é coidealizadora da premiada “Segunda Black” e diretora do Fórum de Performance Negra do Rio de Janeiro, ao lado de Luiza Loroza. Sua primeira dramaturgia “Mercedes” foi lançada em 2019, na coletânea “Dramaturgia Negra”, pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Festa Literária das Periferias (FlupRJ).

Serviço

O quê: Live do Nudha, com Sol Miranda.
Tema: “Produção e dramaturgia negra como caminho de resistência”.
Quando: Quinta-feira, dia 6 de agosto
Hora: 19h
Onde: no Instagram do Nudha 

Assessoria de Comunicacao da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h