Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/10/2017-19h08

Núcleo de Flautas Doce da Udesc recebe réplicas de flautas renascentistas e se apresenta na Fundação Badesc

O Aulos - Núcleo de Flautas Doce da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), projeto de extensão do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes (Ceart), realizará na próxima quinta-feira, 19, o concerto “Música na Inglaterra de Shakespeare”. O evento ocorre às 20h na Fundação Cultural Badesc, com entrada gratuita e aberta ao público.

O Aulos utilizará para este concerto réplicas de flautas construídas na época do escritor William Shakespeare (1564-1616), provavelmente no Sul da Alemanha. Os originais desses instrumentos estão na Coleção de Instrumentos Musicais Históricos do Museu de História da Arte de Viena e essas cópias foram construídas pela holandesa Adriana Breukink.

As flautas que serão utilizadas no concerto desta quinta pertencem ao Laboratório de Instrumentos Históricos da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela professora Mônica Lucas, e fazem parte de um convênio firmado entre a Udesc e a USP. A parceria prevê o empréstimo temporário dos instrumentos para o projeto de pesquisa "Músicos, Música e Instrumentos: investigação da performance na música histórica e na música popular tradicional" e para o programa de extensão "Flauta Doce - Performance e Formação", ambos coordenados pela professora Valeria Fuser Bittar, do Departamento de Música da Udesc Ceart.

O Núcleo de Flautas Doce da Udesc conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da instituição e de flautistas externos à Udesc. Atualmente, participam os músicos Daniel Kerry, David Toledo, Derli Francisco Jr, Francisco Gabriel Lima, Guilherme Espíndola, Jefferson Daniel Kriese, Luiz Eduardo Silva, Marília Carvalho, Marlos Machado e Sylvain Fournier, sob orientação da professora Valeria Bittar.

Serviço:

O QUÊ: Música na Inglaterra de Shakespeare, com Aulos - Núcleo de Flautas Doce da Udesc.
QUANDO: 19 de outubro, 20h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h