Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes, Design e Moda

Notícia

02/08/2022-17h22

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc abre novas vagas para a Operação Reencontro

 
Cerimônia de abertura da operação será realizada em Caçador - Foto: Divulgação
Até o próximo domingo, 7, o Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá inscrições para novas vagas voltadas a interessados em participar da Operação Reencontro, que será realizada no Meio-Oeste Catarinense, na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), entre 24 de agosto a 3 de setembro. Acesse o formulário de inscrição.

Segundo o coordenador do NER/Udesc, Alfredo Balduíno Santos, a segunda chamada foi aberta devido a novas demandas apresentadas pelos municípios e é voltada a toda a comunidade acadêmica.

Os participantes da operação farão o curso online "Extensão Universitária e as suas Áreas Temáticas", que é pré-requisito para participação das atividades do núcleo. Os inscritos na primeira chamada realizaram a formação em maio.

O curso aborda a extensão universitária e a sua relação com sociedade a partir das oito áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. A atividade será oferecida pela plataforma Moodle, com carga de 40 horas.

Reencontro presencial

Primeira operação presencial do núcleo após a pandemia, a Operação Reencontro terá cerimônia de abertura em Caçador e de encerramento em Iomerê.

A operação vem sendo articulada com uma série de reuniões junto a gestores municipais e lideranças ligadas ao Meio-Oeste Catarinense. Ao todo, a Amarp abrange 15 municípios: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.

Desenvolvimento regional

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

As operações são abertas à participação de acadêmicos, que desenvolvem atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Quase 400 mil pessoas atendidas

O NER/Udesc marcou seu aniversário de dez anos, completos em 2020, com uma série de iniciativas, incluindo duas operações com atividades remotas durante a pandemia.

Ao longo da sua primeira década, o núcleo fez 16 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 12 mil atividades, envolvendo 3,1 mil extensionistas e contemplando 385 mil pessoas em quase 200 municípios, sendo 176 de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás, dois no Distrito Federal e um da Argentina.

A primeira atividade do núcleo, a Operação Contestado, em dezembro de 2010, também ocorreu no Meio-Oeste Catarinense, contemplando os municípios de Calmon e Matos Costa. A ação contou com a parceria da Universidade de Brasília (UnB). 

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações.  Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cerimônia de abertura da operação será realizada em Caçador
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h