Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/11/2024-19h34

O feito à mão encontra a passarela no 13º Octa Fashion da Udesc

Coleções de estudantes utilizam manualidades e técnicas artesanais.

Coleção da formanda Larissa Santiago Cabral trabalhou com fibras de bananeira. Foto:Caio César
A 13ª edição do Octa Fashion – Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas – traz consigo uma verdadeira vitrine de criação autoral, mostrando em detalhes a técnica, a dedicação e a habilidade de alunos e alunas de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nas coleções, podemos encontrar incorporadas manualidades e técnicas artesanais como tricôs, crochês, fuxicos, rendas, bordados, representando o resgate dos saberes tradicionais e um caráter único a cada peça.

“No cenário contemporâneo do setor de moda existem possibilidades expressivas para minimizar os impactos na sociedade, economia e meio ambiente. Diante disso, tem se destacado a crescente onda de criações autorais como um exemplo inspirador de criatividade de práticas mais sustentáveis”, destaca o professor Lucas da Rosa, chefe do Departamento de Moda da Udesc. Nesse sentido, as coleções desta edição do Octa buscam não apenas romper com as convenções estéticas tradicionais, mas também abraçar a sustentabilidade de forma inovadora, utilizando upcycling e fibras alternativas em suas criações.

Já as técnicas de tricô e crochê oferecem aos designers de moda a liberdade de criar peças com design exclusivo e feito à mão, com uma grande variedade de padrões e texturas. O uso de fios e linhas especiais, o jogo com diferentes espessuras e a possibilidade de manipulação manual tornam cada peça única e carregada de identidade.

Nas coleções que serão apresentadas no desfile desta quinta-feira, 28, podemos destacar a presença dos fuxicos (uma técnica de bordado e costura manual), rendas, aplicações com pérolas, amarrações com cordas. Esses e outros elementos têm uma ligação íntima com a individualidade de cada criador e com a temática dessa edição do Octa Fashion: "uma cabeça cheia de planetas", baseada nas obras da artista autodidata Madalena Santos Reibolt. Assim como Madalena em suas obras, os formandos abordam também a estética da acumulação, dos enxames de elementos de cena, a relação com a memória e as irregularidades das tramas e dos processos vividos.

Tais técnicas que valorizam as manualidades podem ser observadas, por exemplo, nas coleções das estudantes Júlia Zonta, que tem como proposta trabalhar com moda e crochê, e Larissa Santiago Cabral, que trabalhou com fibras de bananeira e realizou transformação têxtil, aplicando-a sobre o tecido. Já a coleção da formanda Karine Matos de Freitas utiliza a técnica de upcycling - que consiste em transformar materiais descartados em novas peças.

A presença forte e potente das manualidades no cenário da moda atual recupera saberes, colabora para a produção sustentável e reafirma a criação autoral como produto único, carregando a identidade do criador. Venha prestigiar e celebrar o feito à mão no desfile do 13º Octa Fashion, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira: a entrada é gratuita e pulseiras para acesso podem ser obtidas no local (mediante disponibilidade e lotação do espaço). Após o desfile, o Octa Fashion segue em exposição que abre ao público a partir de 4 de dezembro, no Museu da Escola Catarinense (MESC).

Saiba mais nesta notícia.


Serviço

O QUÊ:
13º Octa Fashion - Observatório de Tendências e Culturas Contemporâneas
QUANDO: 28 de novembro (desfile) e de 4 de dezembro a janeiro de 2025 (exposição)
ONDE: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira (desfile) e Museu da Escola Catarinense (exposição)
QUANTO: gratuito e aberto ao público

Acompanhe o perfil do Octa Fashion no Instagram: @octafashion__

Fotos: Caio César | Beleza: Kety Burigo

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Looks de Karine Matos de Freitas utilizam a técnica de upcycling
  • Estudante Júlia Zonta tem como proposta trabalhar com moda e crochê
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h