Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/03/2016-18h48

Obra de professor do curso de Design da Udesc integra acervo do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

Poltrona Jokers, projetada por Célio Teodorico, integra acervo do Museu Oscar Niemeyer. Foto: Cláudio Brandão
O Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba (PR) e dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design, possui mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. E o professor Célio Teodorico, docente nos cursos de graduação e pós-graduação em Design do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), teve um de seus projetos escolhido para integrar o acervo permanente do museu.

A obra é a Poltrona Jokers, que já estava em exposição no museu desde 2003. A obra de Célio Teodorico também foi escolhida para integrar o 34º volume da série Museus Brasileiros, edição dedicada ao MON, que traz um recorte do acervo nas áreas de pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura e design.

A publicação, lançada em novembro de 2015 no museu, faz parte de uma coleção iniciada pelo Safra em 1982, que reúne obras dos acervos dos principais museus do país. Com 352 páginas, a publicação traz referências importantes da produção nacional e internacional e fotos das obras selecionadas entre quase quatro mil do acervo do museu, com o objetivo de permitir uma leitura breve, porém abrangente do acervo atual, de acordo com os critérios de representatividade e diversidade.

Com tiragem de 10 mil exemplares a publicação tem distribuição dirigida a instituições culturais, bibliotecas e centros de arte. Além da obra de Célio Teodorico, o catálogo também traz outras quatro obras na área do Design, de Carlos Motta, Alceu Bomfim, Claudio Alvarez e Carolina Armellini, e Paulo Biacchi.

Sobre o Museu Oscar Niemeyer
O MON foi inaugurado em 2002, sendo o projeto de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes.

O acervo do museu contém obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Othake, Beatriz Milhazes, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros.

Sobre o professor
Célio Teodorico é bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Gestão do Design e do Produto, e doutor em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC.

Em sua trajetória traz diversos prêmios, como: Prêmio Design Catarina; Prêmio Idea Brasil – categorias Ouro Destaque, Ouro e Prata 2012 e Bronze 2009; Prêmio Tok&Stok  Design Universitário 2012; Prêmio Museu da Casa Brasileira, Prêmio Catarinense de Design, entre outros. Em 2015 esteve entre os curadores adjuntos da Bienal Brasileira de Design, realizada em Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
* Com informações do Museu Oscar Niemeyer
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h