Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/06/2017-19h24

Oficina intensiva de Teatro reunirá cerca de 200 pessoas neste final de semana na Udesc

Evento que reúne grupos de teatro comunitário está em sua 14ª edição. Foto: Divulgação

Neste sábado, 3, e domingo, 4, grupos de teatro de diversas comunidades de Florianópolis estarão reunidos no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para a 14ª Oficina Intensiva de Teatro na Comunidade, evento realizado deste 2004 pelo programa de extensão Teatro e Comunidade.

O objetivo do evento é possibilitar o encontro de grupos de teatro de diversas comunidades, com práticas que propiciem uma ampliação de seus recursos técnicos e estéticos. Estarão presentes nesta edição do evento cerca de 200 pessoas, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos que participam de grupos teatrais comunitários.

Neste ano participarão grupos das seguintes comunidades: Grupo do Canto da Lagoa, Grupo de Teatro Comunitário do Abraão, grupos comunitários formados em instituições como Sesc, Colégio de Aplicação da UFSC,  Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep) do bairro Monte Cristo, Centro Educacional Marista Lucia Meyvorne (Mont Serrat),  Instituto Federal (Ifsc) campus Florianópolis,  ONG São José (Serrinha) e Biblioteca Livre do Campeche Bilica.

A oficina inclui também estudantes da Udesc, para os quais a oficina é um momento de aprendizagem. “Mais especificamente, para os acadêmicos da disciplina Metodologia do Teatro na Comunidade, do curso de Licenciatura em Teatro, a Oficina Intensiva é um estágio de observação. Em apenas um final de semana, os acadêmicos poderão observar 16 horas de práticas teatrais em comunidades, e acompanhar um dos seis grupos nos quais os participantes estarão divididos”, afirma a professora Márcia Pompeo, coordenadora da atividade.

No evento estão programadas as seguintes oficinas: Ver-Julgar-Agir, por Cristovão Petry; Teatro em Prisões: as lições do Prison Creative Arts Project, por Ashley Lucas e seu grupo de 15 estudantes da Universidade de Michigan; Hip Hop, por Jermannye Costa do Nascimento; Teatro Playback, por Dimitri Camorlinga; Palhaçaria, por Carina Scheibe; e Danças Populares por Sonia Velloso (Esha).
Complementarmente, haverá uma conversa com Marina Henriques, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), sobre o Teatro feito em contextos comunitários e sobre o projeto de Teatro Comunitário da Favela da Maré (Rio de Janeiro).


Outra atividade complementar é a apresentação da peça “É Real” do Abismo Teatro de Grupo, originário da comunidade Itinga, de Joinville. No final do evento haverá um momento de compartilhamento das experiências teatrais das oficinas.

O evento ocorre neste final de semana das 9h às 17h nas dependências da Udesc Ceart, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Além dos grupos mencionados, podem participar pessoas que já fazem teatro em comunidades e os interessados podem solicitar uma vaga através do e-mail marciapompeo@gmail.com. A organização do evento é feita pelos membros do Núcleo de Formação de Facilitadores (Fofa), sob a coordenação da professora Márcia Pompeo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h