Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/03/2022-13h57

Orquestra Acadêmica Udesc participa de concerto com pianista Luiz Zago nesta quarta

Apresentação faz parte do projeto do pianista que apresenta com quintetos de cordas a obra As Quatro Estações

Luiz Zago se apresenta com Orquestra Udesc às 18h. Imagem: Divulgação/Luiz Zago.
Nesta quarta-feira (16), o quinteto formado por Juciane Barbosa e Cidy Ferreira, nos violinos; Gabriel Niebuhr, na viola; Lucas Ropelato, no violoncelo; e Paula Martins, no contrabaixo, da Orquestra Acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), se apresenta junto do pianista, e egresso do Centro de Artes (Ceart), Luiz Zago, no Museu da Escola Catarinense (Mesc), no Centro de Florianópolis, a partir das 18h.

O evento, é extensão do workshop de interpretação e processos criativos “As Quatro Estações”, dado pelo pianista, e que acontece também no MESC, entre às 16h e às 18h. O curso oferece aos participantes uma "visita guiada" da obra, feita pelo compositor, objetiva e voltada para aquisição da linguagem interpretativa. "Música nada mais é que emoção e drama humanos traduzidos em notas, e com certeza este deve ser o principal norte a ser passado aos artista e estudantes", comenta Zago sobre o trabalho. O objetivo é aproximar um novo repertório camerístico dos músicos e estudantes de Santa Catarina, baseado na obra homônima de Zago, As Quatro Estações, por meio de ensaios, discussão e apresentação dela. Feita para quinteto de cordas e piano, o grupo da Udesc é um dos convidados a fazer parte da experiência e apresentá-la ao público.

Coordenado pelo professor João Titton, o Programa de Extensão Udesc Musical, Projeto Orquestra Acadêmica Udesc, apoia o projeto e em especial nesta edição, na qual terá sua participação. Selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o workshop é gratuito. Os interassados podem fazer a inscrição por meio do formulário eletrônico (clique aqui). O concerto é gratuito e aberto ao público. 

Sobre a obra “As quatro estações”

A peça composta por Luiz Zago, será apresentada pela primeira vez nesta quarta-feira (16). Foi escrita entre julho de 2020 e fevereiro de 2022. Segundo o autor, a obra tem o “tempo como personagem”. Foi inspirado a partir da diminuição da velocidade da vida trazida pela pandemia, que Zago  produziu musicalmente sobre as estações. Com a ideia de, segundo ele, a partir da música “sentir o nostálgico balanço do vento do outono, o iniciar do movimento das cores e dos pássaros que vai se adensando na primavera, toda a introspecção e recolhimento interno do inverno, e a pura expansividade e conexão com o mundo e as pessoas que é o verão”.


Serviço 1
O quê: workshop “As quatro estações”;
Quando: 16 de março, quarta-feira, da 16h às 18h;
Onde: Museu da Escola Catarinense, rua Saldanha Marinho 196, Centro  -Florianópolis.
Inscrição: por formulário online, clicando aqui;


Serviço 2
O quê: Concerto “As quatro estações” com o Quinteto da Osquestra Acadêmica Udesc e o pianista Luiz Zago;
Quando: 16 de março, quarta-feira, às18h;
Onde: Museu da Escola Catarinense, rua Saldanha Marinho 196, Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuito, sem inscrição.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h