Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/06/2023-18h22

Palestra sobre experiências de projetos socioculturais integra ciclo sobre Música e Educação na Udesc

 

Na próxima segunda-feira, 5, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove uma palestra com o músico e sociólogo das artes Alix Didier Sarrouy, pesquisador no Instituto de Etnomusicologia − Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

No encontro, ele abordará diferentes experiências de projetos que têm a música como ferramenta de transformação e mudança social: Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – Neojiba, no Brasil; El Sistema, na Venezuela; e Orquestra Geração, em Portugal.

A palestra, intitulada “Atores da Educação Musical: etnografias nos programas socioculturais El sistema, Neojiba, Orquestra Geração” ocorre às 18h com transmissão ao vivo pelo canal do Grupo de Pesquisa Música e Educação (MusE) no Youtube.

Alix Didier Sarrouy é autor de um livro homônimo à palestra, publicado em 2022 e originado a partir de seu doutorado em Sociologia das Artes, pela Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris e pela Universidade do Minho, em Portugal (2013-2017). A obra pode ser acessada gratuitamente aqui.

Ele também é professor adjunto convidado na Escola Superior de Artes e Design, Instituto Politécnico de Leiria. Pesquisador coordenador do projeto “IncArt − Música e refugiados na Europa: as artes como ferramentas de inclusão sociocultural” (2020-2026). Pesquisador também do projeto "YouSound — Educação musical como ferramenta de inclusão de refugiados menores de idade na Europa” (2022-2023).

O evento integra o Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa Música e Educação (MusE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Udesc Ceart. Compreende uma série de palestras sobre educação musical com convidados brasileiros e de outros países.

Próximas edições:

  • 10 de julho: Contribuições dos fundamentos teórico-metodológicos marxistas para a pesquisa em educação musical – com Thiago Xavier de Abreu (Universidade Estadual Paulista, Unesp, Brasil)
  • 07 de agosto: A Literatura coral brasileira na atualidade: relatos da pesquisa sobre compositores(as) da Paraíba e do Rio Grande do Norte – com Vladimir Silva (Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil)
  • 04 de setembro: Aspectos metodológicos da pesquisa mista em educação musical: um estudo sobre a educação musical especial em Minas Gerais – com José Soares (Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil)
  • 02 de outubro: Aumentando a consciência da performance e de práticas criativas ao piano – com Luciana Hamond (Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, Brasil)
  • 06 de novembro: Programas de Pós-Graduação em Música no México: Uma análise da formação pedagógica e investigativa – com Patricia Gonzales-Moreno (Universidad Autónoma de Chihuahua, México)
Serviço:

O quê: Palestra “Atores da Educação Musical: etnografias nos programas socioculturais El sistema, Neojiba, Orquestra Geração”, com Alix Didier Sarrouy (Universidade Nova de Lisboa, Portugal).
Quando: 05 de junho, às 18h.
Onde: Transmissão pelo canal do MusE no Youtube.
Saiba mais: udesc.br/ceart/muse e muse.grupo@gmail.com 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h