Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/10/2018-16h42

Parceria entre Udesc e Sesc leva teatro e música de graça para 14 cidades do Estado

Peça "Auto da Compadecida" é um dos espetáculos previstos no circuito - Foto: Laura Biasi/Divulgação
Entre 3 e 29 de novembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-SC) realizarão o 1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música, com apresentações teatrais gratuitas em 14 cidades catarinenses.

Promovido pelo convênio entre as duas instituições, o evento integra a segunda edição do projeto Interiorizando Ceart, da Udesc, que leva peças encenadas por estudantes e professores do Centro de Artes (Ceart) a municípios do interior do Estado. Confira a programação.

Nessa primeira edição do circuito, dois projetos de Música e dois de Teatro, formados por alunos e professores da Udesc, percorrerão as cidades de Brusque, Caçador, Canelinha, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tijucas e Tubarão.

São eles: "Aulos Núcleo de Flautas Doce da Udesc – Música Antiga e Contemporânea" e "Madrigal Udesc", oriundos do Departamento de Música; e "Auto da Compadecida" e "Resquício", do Departamento de Artes Cênicas. A seleção foi feita por curadoria especializada.

Formação acadêmico e acesso cultural

Cada grupo da universidade realizará apresentações em quatro municípios no Estado, acompanhadas por roda de conversa, para que os artistas participantes possam trocar experiências com o público e outros estudantes.

A circulação contribuirá com a formação dos alunos e com o crescimento dos trabalhos, além de proporcionar ao público o acesso gratuito a programações de teatro e música e o conhecimento da produção acadêmica. 

Para a diretora de Extensão da Udesc Ceart, Daiane Dordete, o circuito é importante para a circulação das produções de ensino, pesquisa e extensão dos departamentos de Teatro e Música da unidade. "Com isso, ajudamos a profissionalizar nossos estudantes e fortalecer a universidade como instituição de excelência", diz.

"Temos a oportunidade de interagir com as cidades catarinenses e mostrar a valiosa produção artística dos nossos alunos e professores à comunidade em geral, de forma gratuita", acrescenta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão. 

Em 2017, o projeto Interiorizando Ceart, liderado pela Coordenadoria de Cultura (Ccult), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), contou com mais de 15 apresentações artísticas em oito municípios catarinenses. A Udesc Ceart realizou também outros projetos de circulação de produções artísticas, como o Circulando Ceart. 

O Interiorizando Ceart faz parte do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.



Cronograma de apresentações

Concerto "Aulos Núcleo de Flautas Doce – Música Antiga e Contemporânea" 

O repertório do núcleo de flautas doce abrange, na sua maioria, músicas de diferentes períodos da história do Ocidente, em especial aquelas onde o protagonista é a flauta doce, instrumento cujas bases ramificam-se ao longo de 2,5 mil anos de repertório. (Duração: 1h30 / Classificação: 12 anos)

  • 3 de novembro, às 20h, em Lages (Teatro do Sesc)
  • 4 de novembro, às 19h, em Caçador (Câmara de Vereadores)
  • 5 de novembro, às 19h30, em Concórdia (Auditório da UnC)
  • 6 de novembro, às 19h30, em Chapecó (Teatro do Sesc)
Espetáculo "Auto da Compadecida"

A trama apresenta a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres que fazem de tudo para conseguir sobreviver mais um dia no sertão, enganando e trapaceando quem estiver pela frente. Após a chegada de cangaceiras na cidade, os habitantes são mortos, e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida. (Duração: 1h50 / Classificação: Livre)

  • 14 de novembro, às 19h30, em Tijucas (Anfiteatro Leda Regina)
  • 15 de novembro, às 20h, em Laguna (Cine Teatro Mussi)
  • 16 de novembro, às 19h30, em Criciúma (Nações Shopping)
  • 17 de novembro, às 20h, em Lages (Teatro Marajoara)
Concerto "Madrigal"

O grupo vocal de câmara é formado por estudantes e egressos do Departamento de Música da Udesc Ceart e se dedica à música vocal de todos os tempos. O repertório abrange diversos universos musicais, da renascença europeia à atualidade, da música de concerto à popular urbana.

A proposta trabalha compositores da Europa e das Américas, aproximando poéticas temporalmente distantes, mas que se aproximam na pesquisa de novas sonoridades, além de arranjos de canções brasileiras. (Duração: 1h / Classificação: 12 anos) 

  • 19 de novembro, às 19h30, em Brusque (Auditório do IFC) 
  • 20 de novembro, às 20h, em Canelinha (Espaço de Artes Galeão - Vicente de Sant'Anna)
  • 21 de novembro, às 20h, em Laguna (Cine Teatro Mussi)
  • 22 de novembro, às 20h, em Tubarão (Centro de Cultura Willy Zumblick)
Espetáculo "Resquício"

A pesquisa é inspirada no livro "O Circo Mecânico Tresaulti", de Genevieve Valentine. O espetáculo traz, nas entrelinhas, a linha tênue entre a loucura e o amor pela arte de duas senhoras que viveram a vida toda em um circo e agora têm que lidar com a desvalorização do artista, fazendo dos espaços das cidades o seu picadeiro.

Essas artistas moram na rua e seguem suas vidas em busca de público interessado na sua arte. Confira mais detalhes. (Duração: 1h / Classificação: 10 anos) 

  • 27 de novembro, às 14h, em São Bento do Sul (Céu das Artes - Serra Alta) 
  • 28 de novembro, às 15h, em Rio do Sul (Fundação Cultural)
  • 29 de novembro, às 19h, em Palhoça (Sesc)

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

[Esta matéria foi atualizada às 15h25 de 31 de outubro de 2018 devido a alterações na programação]
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Peça teatral
  • Imagem 2
  • O Circo Mecânico Tresaulti, no espetáculo Resquício
  • Concerto Madrigal
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h