Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/10/2021-18h52

Peça sonora de mestrando do PPGT da Udesc Ceart será transmitida na Udesc FM

Imagem: Divulgação.
Nesta sexta-feira (8), às 18h, a Rádio Udesc Florianópolis (100.1FM) , transmitirá o primeiro episódio de "BUCICAAUTÔMATA: uma peça sonora em dobras de PVC". O trabalho é do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Lucas Dalbem, e terá ainda mais três episódios, que serão transmitidos nos dias 15, 22 e 29 de outubro.

A peça busca apresentar perspectivas humanas e não-humanas sobre temas como fama, ideologia, desejo, ressentimento e outros sentires na contemporaneidade, tudo isso por meio de imagens sonoras, que vão do eletrônico a ruídos de PVC. Destinada a todos os públicos, BUCICAAUTÔMATA faz parte da pesquisa prática da dissertação de Lucas, que tem a orientação da professora Fátima Costa de Lima, na linha de pesquisa Imagens Políticas, e tem a produção da doutoranda do programa, Tuany Fagundes. A produção conta, também, com a parceria do Programa "Arte e Cultura'' da Rádio UDESC, que fará a transmissão da peça.

No início, a peça foi pensada para ser apresentada de forma presencial, porém, com a pandemia da Covid-19, os ensaios e os planos foram revistos. De acordo com o mestrando, “a partir dessa dificuldade, veio à tona a possibilidade de transformar o processo de cena imagética-visual, na criação de uma dramaturgia sonora, onde imagens e relações, literais, metafóricas, realistas, fantásticas fossem desenhadas, coloridas, distorcidas por sons, vozes e melodias”. 

Sinopse 
A peça sonora conta a história de dois integrantes da banda punk chamada BUCICAAUTÔMATA, que se encontram para mais um ensaio. Após uma conversa fiada cotidiana, a vocalista informa que trouxe algo-alguém para assistir ao ensaio: uma boneca inflável. Estranhamento se instaura e, a partir desse momento, os ouvintes estão convidados a acompanhar de forma imersiva a saga da banda.

A peça surgiu por meio da "Sônicas Sombras", como é chamada a parceria dos estudantes do PPGT, Lucas e Tuany.

Confira o teaser no Youtube  e acompanhe online pelo link da CX Radio,  ou sintonize a Udesc FM Florianópolis

Ficha Técnica
Vozes e dramaturgia de Tuany Fagundes e Lucas Dalbem. 
Edição e sonoplastia de Lucas Dalbem.  


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart* 
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto 





 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h