Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/10/2020-16h28

Pesquisa da Udesc Laguna orientada por professora da Udesc Ceart é apresentada em congresso português

A apresentação pode ser vista no canal do YouTube do evento

Letícia Damazio de Jesus após apresentar o trabalho "Esquecer, para não lembrar: o patrimônio invisibilizado na Laguna, SC, Brasil - a memória negra no Centro Tombado". Imagem: Divulgação.
As alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Ivie Mesquita, Letícia Damazio de Jesus e Maria Laura dos Santos Sebastião, sob a orientação da professora Danielle Rocha Benício do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes (PPGAV/Ceart), apresentaram seus trabalhos no lll Congresso Ibero-americano Investigações em Conservação do Património, evento do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal. O congresso aconteceu de forma online entre os dias 24 a 26 de setembro.

"Esquecer, para não lembrar: o patrimônio invisibilizado na Laguna, SC, Brasil - a memória negra no Centro Tombado", resultou da ação de iniciação científica "O invisível no visível da Laguna: os espaços sagrados das religiões de matriz africana na cidade lagunense", coordenada pela professora Danielle e envolvendo as três alunas, em desenvolvimento desde 2019, vinculada ao grupo de pesquisa História da arte: Imagem - Acontecimento e ao Laboratório de Arquitetura - Teorias, Memórias e Histórias (Artemis), ambos da Udesc.

O trabalho foi um dos 96 recebidos pelo Congresso Ibero-americano, provenientes de Portugal, Espanha, Argentina, México, Cuba, Peru, Brasil e Itália. Além dele, outro trabalho de uma aluna da Udesc foi aceito. "A conservação da arte africana no mundo: favor ou autocracia" decorreu das investigações individuais de Letícia Damazio de Jesus, conhecida nas redes sociais como Outrora, a partir de sua atividade como artista visual. Ambos os projetos foram apresentados no evento e estão no Livro de Resumos do congresso.

Danielle Benício possui doutorado em Artes Visuais (em Teoria e História das Artes Visuais), aprovado com distinção e indicação para publicação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); mestrado em Arquitetura e Urbanismo (em Conservação e Restauro) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Além de ser professora no PPGAV/Ceart, desde 2011 é professora adjunta no Curso de Arquitetura e Urbanismo sediado em Laguna/SC. Coordena o Laboratório de Arquitetura - Teorias, Memórias e Histórias (ARTEMIS) do mesmo curso. Trabalha com ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h