Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/04/2017-18h01

Pesquisadora lança livro e discute conceito de dança contemporânea na Udesc

Thereza Rocha apresenta, na Udesc, o livro que aborda sua experiência de mais de 20 anos na dança contemporânea. Foto: divulgação
O que é dança contemporânea? Uma aprendizagem e um livro de prazeres (Conexões Criativas, 2016), é a nova obra da pesquisadora Thereza Rocha, professora do Curso de Dança da Universidade Federal do Ceará, que será apresentada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no próximo dia 26 de abril. O lançamento, que tem início às 19h, na sala Oficina de Animação, do Centro de Artes (Ceart), será acompanhado da conferência Tudo o que você sempre quis saber sobre dança contemporânea (mas tinha vergonha de perguntar), ministrada pela própria autora.

Contemplada com o edital Rumos Itaú Cultural 2013-2014 e com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, a obra comemora os 20 anos de pesquisa e atuação artística da autora na dança contemporânea.  A entrada é gratuita.

O livro

Em 133 páginas de uma obra sem sumário, começo, nem fim, o leitor encontra chaves acessíveis, como numa conversa sem formalidades, para a compreensão do conceito de dança contemporânea. É um livro de aprendizagem, mas que também fisga pelo prazer de sua exploração. O conteúdo segue num fluxo livre de informações e hiperlinks que revelam a relação entre dança e pensamento, destacando a curiosidade que os mantém em permanente modificação.

“A publicação torna operativo o próprio conceito (de dança contemporânea) do qual se aproxima, como se ele estivesse acontecendo ali, na frente do leitor enquanto ele lê”, afirma Thereza. “É um pensamento em estado de composição”, completa. Os temas, relacionados direta ou indiretamente à dança contemporânea, resultam em textos de diferentes tamanhos, compostos entre si de modo fragmentário, funcionando como senhas para que o pensamento apresentado na publicação possa ser desdobrado, desenvolvido pelo leitor, implicando certa interatividade no próprio processo da leitura.

Este jogo já é sugerido com os vários QRs Codes dispostos ao longo do livro: quando fotografados pelo smartphone através de aplicativo gratuito, os QRs abrem para outros textos, todos também de autoria de Rocha, disponíveis em uma plataforma digital. Quem não quiser ou não puder acessar o conteúdo digital através do celular, poderá fazê-lo pelo computador – há um link para isso.

“Vinte anos durante os quais ouvi incansável e repetidamente a pergunta que não quer calar: ‘o que é dança contemporânea?’. De tanto ouvir essa questão, comecei a achar importante escrever um livro voltado aos jovens, ao que chamo de jovens do pensamento”, afirma a autora.

O projeto gráfico, assinado pela Tanto - criações compartilhadas e com ilustrações de Clara Domingas trabalha com três cores (azul, magenta e roxo), que vão jogando entre si para criar várias situações gráficas, tanto nas imagens quanto nos textos, cujo desvelamento pede a utilização de uma lupa de acrílico vermelho, que vem destacável dentro do livro para esse fim. A importância do design nesta obra é tamanha que se configura como coautoria: “A Tanto, leia-se Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patricia Almeida, três artistas incríveis de Salvador, são coautores da publicação”, considera Thereza.

O livro já foi lançado nas cidades de Salvador (BA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), chegando agora a Florianópolis (SC).

Sobre a autora:

Thereza é pesquisadora de dança, diretora de espetáculos e dramaturgista de processos de criação. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professora do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará. Coautora da instalação Máquina de Dançar, junto com Maria Alice Poppe (2014, 2016), e do livro Diálogo/Dança (Senac, 2012), junto com Marcia Tiburi.





Serviço:

O QUÊ: Conferência "Tudo o que você sempre quis saber sobre dança contemporânea (mas tinha vergonha de perguntar)" + Lançamento do livro "O que é dança contemporânea?", de Thereza Rocha
QUANDO: 26 de abril, às 19h
ONDE Sala Oficina de Animação, no Centro de Artes da Udesc
Av. Madre Benvenuta 1900, Florianópolis
QUANTO: Entrada gratuita
MAIS INFORMAÇÕES: Página do livro no facebook


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010  

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h