Sessão solene em homenagem às mulheres cientistas do Estado contemplou 13 servidoras da Udesc, das quais quatro são do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart)
Da esquerda para a direita: Regina Melim, Daiane Dordete,
Raquel Stolf e Fátima Lima. Foto: Divulgação
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) teve quatro professoras homenageadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) em sessão especial de homenagem a mulheres catarinenses que se destacam na ciência. O evento aconteceu no plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, no dia 30 de outubro.
As pesquisadoras homenageadas da Udesc Ceart são: a diretora-geral e professora do curso de Artes Cênicas, Daiane Dordete Steckert Jacobs; a diretora de Ensino de Graduação e professora do curso de Artes Cênica, Fátima Costa de Lima; e as professoras do curso de Artes Visuais, Maria Raquel da Silva Stolf e Regina Melim Cunha. Além delas, mais nove servidoras da Udesc foram contempladas na sessão,
confira aqui.
O evento, idealizado pela presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Luciane Carminatti, contou com a participação do governador Jorginho Mello e teve como propósito enaltecer mulheres catarinenses que se destacam na ciência. Ao todo, 69 mulheres, foram reconhecidas por suas contribuições em diversas áreas do conhecimento.
De acordo com o último relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), divulgado em 2018, a presença feminina na comunidade científica global é de apenas 28%. Quando se trata de prêmios Nobel em disciplinas científicas como Medicina, Física e Química, apenas 3% das premiações foram concedidas a mulheres. Já no Brasil, a participação feminina aumenta para aproximadamente 40%, o que reflete na importância de eventos como esse.
A diretora-geral, Daiane Jacobs, afirma que a Udesc Ceart possui uma trajetória consolidada na pesquisa, contando com 29 grupos vinculados ao Cnpq e 57 projetos de pesquisa em andamento, além de 06 Programas de Pós-Graduação com 06 cursos de Mestrado, 04 cursos de Doutorado e 01 Doutorado em implantação. As mulheres cientistas das Artes, da Moda e do Design da Udesc Ceart são responsáveis pela coordenação de 66% dos projetos de pesquisa do centro, além de liderarem 58% dos grupos de pesquisa.
Ela complementa que "esses indicadores ajudam a explicitar a importância e o impacto da atuação das mulheres cientistas na Udesc Ceart, e a homenagem às “Mulheres Cientistas”, proposta pela deputada Luciane Carminatti na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que homenageou 13 cientistas da Udesc, sendo 04 do Ceart, muito nos honra e orgulha, reconhecendo a relevância da pesquisa científica desenvolvida pelas mulheres do centro e da instituição.”
Sobre as pesquisadoras:
Daiane Dordete Steckert Jacobs é professora do Departamento de Artes Cênicas (DAC), na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Udesc Ceart. Doutora e mestra em Teatro pela Udesc. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (Unespar). Diretora Geral da Udesc Ceart (gestão 2021-2025). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), entre 2017 e 2019. Foi membra do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, representando a Udesc (2019-2021), integra a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), e co-coordena o GT Voz e Cena da Abrace. Idealizadora e integrante da equipe do Programa de Extensão Radiofonias da Udesc Ceart deste 2015. É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.
Fátima Costa de Lima é
graduada em Artes Plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), especialista em Teatro pela Udec Ceart, mestre em Educação e Cultura pela Udesc Faed e doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e atual chefe do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart. Pesquisadora da Red de Estudios de Artes Escénicas Latinoamericanas (Real). Atuação artística: atriz, carnavalesca, cenógrafa, figurinista e diretora teatral. Pesquisa teatro e carnaval, com referencial teórico na teoria crítica de Walter Benjamin, no encantamento como política de vida e na pedagogia das encruzilhadas (Nei Lopes, Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino e outro). Temas de pesquisa: espaço, imagem e alegoria em teatro político, teatro negro, movimentos sociais e carnaval.
Maria Raquel da Silva Stolf possui doutorado e mestrado em Artes Visuais (Poéticas Visuais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), licenciatura em Artes Plásticas pela Udesc Ceart. É professora associada nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da Udesc Ceart, coordenando o grupo de pesquisa "Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais" (Udesc/CNPq) junto com Regina Melim, sendo também pesquisadora dos grupos Veículos da Arte (UFRGS/CNPq) e Pensamento Impresso (UFMG/CNPq). Menção honrosa no Prêmio Capes de Tese - edição 2012, na área de Artes/Música, com a pesquisa de doutorado "Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras]", com orientação de Hélio Fervenza. Tem experiência na área de artes e pesquisa processos de escrita, experiências de silêncio e situações de escuta na construção de projetos, proposições e publicações e suas articulações/desdobramentos em desenhos, fotografias, textos, vídeos, instalações, micro-intervenções sonoras e ações.
Regina Melim Cunha possui graduação em Educação Artísticas Habilitação Artes Plásticas pela Udesc, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica - Artes pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994 e 2003, respectivamente). É professora titular no Departamento de Artes Visuais (DAC) e no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc Ceart. Coordena o grupo de pesquisa Proposições Artísticas Contemporâneas e seus processos experimentais (Udesc/CNPQ), junto com Raquel Stolf, sendo também pesquisadora do grupo Pensamento Impresso (UFMG/CNPQ). Em 2006 criou a plataforma independente
par(ent)esis para pesquisar, produzir e editar projetos artísticos e curatoriais no formato de publicações impressas. Em 2015 cria e passa a coordenar junto com Raquel Stolf a
Sala de Leitura e Sala de Escuta - um projeto que abriga um acervo de publicações impressas e sonoras.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, publicações de artista e curadoria.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350