Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/08/2017-17h10

Pianista vencedora do Prêmio de Música Brasileira apresenta concerto e ministra palestra na Udesc nesta semana

Pianista Maria Teresa Madeira realizará um concerto e uma palestra em Florianópolis. Foto: Marcio Monteiro
Maria Teresa Madeira, vencedora do Prêmio de Música Brasileira da Funarte de 2013, realizará um concerto gratuito na próxima quinta-feira, 17, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e ministrará na sexta-feira, 18, uma palestra sobre a obra de Ernesto Nazareth. A apresentação começa às 20h, enquanto a palestra começa às 16h, no Auditório do Departamento de Música (DMU), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Ambos os eventos tem entrada gratuita e aberta ao público.

Maria Teresa cursa doutorado na Unirio e se dedica ao trabalho de Nazareth desde os anos 80. Ernesto Nazareth (1863-1934), foi um pianista brasileiro, um dos principais do maxixe e conhecido também por misturar música popular com gêneros clássicos. Na palestra, Madeira falará da importância de Nazareth na história da música brasileira, seu estilo diversificado e sua contribuição para a literatura pianística.

Na quinta, dia 17, às 20h, no TAC, Maria Teresa também fará o concerto de lançamento do CD em que interpreta a obra completa para piano de Nazareth. Junto com seu marido Márcio Monteiro, também admirador do compositor, Maria gravou o disco no estúdio que possui na própria casa. O concerto é gratuito e os ingressos devem ser retirados no TAC uma hora antes da apresentação.

Os eventos ocorrem em parceria entre o programa de extensão Piano em Foco, da Udesc, e a Alpha Cursos e Consultoria (ES), com a coordenação local de Ana Paula S.Thiago.

Sobre a Artista

Maria Teresa Madeira é bacharel em piano pela Escola de Música da UFRJ, mestre em Música pela Universidade de Iowa, Estados Unidos, e doutoranda na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Como solista, já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Pró Música e Sinfônica Nacional da UFF; e como camerista tem se apresentado ao lado de importantes músicos brasileiros e internacionais, sempre priorizando a divulgação da música brasileira.

Especialista em Ernesto Nazareth, dedica-se a sua obra desde a década de 1980, com diversos concertos e CDs em sua homenagem. Sua discografia conta com mais de 30 CDs, como solista ou camerista, e sua trajetória sempre esteve ligada à música de Ernesto Nazareth, seja nos diversos concertos em que apresenta suas obras, seja nos CDs que gravou inteiramente dedicados a ele, tais como “Sempre Nazareth” (Kuarup, 1997), e “Ernesto Nazareth Vol.1 e Vol.2” (Sonhos e Sons, 2003), este último indicado ao Grammy Latino.

Em 2013, foi agraciada com o Prêmio da Música Brasileira da Funarte, para gravar a obra integral para piano de Ernesto Nazareth. Enfim, lançou em 2016 a obra integral do compositor, a primeira gravação integral de Ernesto Nazareth no mundo, em uma edição histórica há muito aguardada, registrando obras famosas e inéditas do repertório do compositor.

Agora, em 2017, a artista acaba de receber o prêmio Bravo! de Melhor Disco Erudito com seu trabalho lançado em 2016, “A Integral de Ernesto Nazareth por Maria Teresa Madeira”.

Serviço:

O QUÊ: Concerto de lançamento do CD das obras de Ernesto Nazareth, interpretado por Maria Teresa Madeira.
QUANDO: 17 de agosto, às 20h.
ONDE: Teatro Álvaro de Carvalho, R. Mal. Guilherme, 26, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação.

O QUÊ: Palestra sobre Ernesto Nazareth com a pianista Maria Teresa Madeira.
QUANDO: 18 de agosto, às 16h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, nº 1907, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h