Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/02/2019-16h55

Pianistas egressos da Udesc realizam recital de piano gratuito no CIC na próxima quinta

Os pianistas e egressos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral, apresentam na quinta-feira, 28,  o recital a dois pianos “O Chorinho de Ernesto e Francisco”. O evento ocorre às 21h no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC). Com a ideia de trabalhar um conteúdo didático voltado para crianças, os pianistas farão também duas outras apresentações no mesmo dia, às 14h e às 15h, para estudantes de escolas públicas e particulares.  As apresentações têm entrada franca em todos os horários.

Os recitais didáticos serão interativos, com comentários sobre as obras e a história dos compositores antes da execução de cada peça musical. E também irão oferecer informações sobre o piano: seu funcionamento, seu mecanismo, as possibilidades musicais, propriedades do som e sua sonoridade nas peças para dois pianos.

Durante a noite o recital será integralmente realizado a dois pianos com um repertório brasileiro formado por três grandes compositores: Ernesto Nazareth, Francisco Mignone e Zequinha de Abreu. Esses nomes foram os responsáveis por quebrar as barreiras entre a música popular e a música erudita.  Além dessas peças serão interpretadas músicas de Choro, popularmente conhecidas como Chorinho, e Valsas Brasileiras.

Sobre o duo de pianistas

O duo de piano com Alexandre e Guilherme, ambos formados pelo Centro de Artes (Ceart) da Udesc, completa 20 anos de formação. Nesse meio tempo realizaram um trabalho de divulgação da música composta para piano, em especial a quatro mãos e a dois pianos. Realizaram turnês por Florianópolis e em outras cidades em Santa Catarina. Gravaram um álbum intitulado Piano Agitato em 2015.  São pianistas atuantes no cenário musical catarinense e já se apresentaram em palcos europeus, norte americanos e brasileiros, tanto como solistas de orquestras, pianistas solo e em duo.

Alexandre Dietrich
Bacharel em Música - Piano pela Udesc, reúne em seu currículo recitais de piano solo, de câmara, concertos com orquestra, sendo que já realizou mais de 300 recitais didáticos para crianças e jovens em Santa Catarina. Possui em sua carreira apresentações nas cidades de Paris, Madri, Bruxelas, Lisboa, Hamburgo, Milão, Atenas, Roanoke, Houston, Dallas, New Orleans, Los Angeles.

Participou no último ano do Festival Apollo de Artes em Washington (EUA), onde era o único brasileiro a participar do evento. Seu recital de piano solo foi o evento de abertura do Festival, interpretando obras de compositores brasileiros.

Guilherme Ferreira Amaral
Mestre em Piano pela Udesc Ceart. Reúne participação em diferentes concursos de piano, tais como a vitória no Concurso Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística; Concurso Jovem Destaque, nas categorias Piano Solo e Duo com Piano no Rio de Janeiro em 2006, junto com Vinicius Amaral (violino).

Destaca-se em apresentações de concertos para piano e orquestra atuando como solista convidado pela Filarmonia Santa Catarina e Camerata Florianópolis. Realiza recitais de piano solo e música de câmara no Brasil e no exterior, tendo se apresentado na Alemanha e França.

Programa

Composições de Ernesto Nazareth                
- Brejeiro
- Odeon
- Turbilhão de Beijos
- Coração que Sente
- Apanhei-te, Cavaquinho

Composições de Zequinha de Abreu
- Os pintinhos no Terreiro
- Branca

Composições de Francisco Mignone
- Valsa Elegante
- Valsa de Esquina n 2
- Sai-Sai
- Congada

Serviço:

O QUÊ: O Chorinho de Ernesto e Francisco – Recital a Dois Pianos com Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral
QUANDO: 28 de fevereiro, às 21h. | Às 14h e 15h – Recital didático para escolas.
ONDE: Teatro Ademir Rosa – CIC. Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis
QUANTO: Entrada gratuita com retirada de ingressos no CIC, Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro Pedro Ivo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h