Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2021-18h58

Podcast do curso de Música do Ceart é tema de entrevista na rádio Udesc

Episódio que vai ao ar fala sobre as contribuições de Paulo Freire para a educação musical na escola básica. Imagem: divulgação.
Nesta sexta-feira (26), “Tocando Ideias, um podcast de educação musical”, produzido por estudantes do curso de licenciatura em Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é o foco do programa Arte & Cultura, da rádio Udesc FM Florianópolis (100,1).

No programa, os estudantes Natália Camargo e Marcelo Lehmkuhl, junto com a professora Viviane Beineke, conversam com a radialista Zuca Campagna sobre a produção do podcast na pandemia, suas aprendizagens e as ideias de educação musical trazidas em cada episódio. Após a entrevista, será transmitido o episódio "Esperançando musicalmente", que aborda contribuições de Paulo Freire para a educação musical na escola básica.

"Tocando Ideias” foi produzido como projeto da disciplina de Didática da Música, ministrada pela professora Viviane Beineke. O podcast visa contribuir com reflexões sobre fundamentos para a prática pedagógica. Cada episódio apresenta uma temática diferente e conta com a participação de convidados especiais, como Magda Pucci, Carlos Kater, Rafael Dias de Oliveira, Cláudia Tristão, Eloísa Costa Gonzaga, Cecília Marcon Pinheiro Machado, Luís Eduardo Rodrigues, Matheus Agostini e Vivian Fiori. Já são cinco episódios disponíveis no Spotify, que tratam de temas contemporâneos como diversidade, culturas afro-brasileiras e indígenas na escola, abordagens da pedagogia crítica e de práticas criativas na educação musical.

A entrevista no Arte & Cultura vai ao ar em 26 de novembro, às 18h, e pode ser ouvida pelo rádio, na frequência 100.1 FM, ou on-line no site da rádio Udesc.

Estudantes que participaram do projeto, na criação dos roteiros, narração e edição
Anderson de Andrade, Arthur Foppa, Berliane Dimon, Daniel Lemos, Fernando Caramori, Gabrielly Haccourt Bigas, Giovana Heloisa Lima, Giuliana Pazzanese; Jefferson Kriese, João Pedro Villas Bôas, João Victor Acceta, Kauan Simões, Louise Enriconi, Marcelo Lehmkuhl, Matheus de Souza, Matheus Oçoski, Mayara Araújo, Natália Camargo, Renan Flores de França. Estagiárias: Mayra Souza Gandra e Gabriela Flor (2021/1 - PPGMUS).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h