Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/08/2016-12h26

Pós-graduação da Udesc realiza palestra sobre prevenção e reabilitação no design ergonômico

Na próxima segunda-feira, 15, o Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove uma aula magna de início da nova turma do curso de mestrado em Design.

A universidade receberá o professor Luis Carlos Paschoarelli, docente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), no campus de Bauru, que ministrará a palestra “Fatores Humanos e Projeto - articulações entre prevenção e reabilitação no Design Ergonômico”.

O professor, no contexto do design ergonômico de produtos, discutirá aspectos da relação entre o estudo dos fatores humanos e o design com vistas à prevenção de acidentes nos seres humanos e a sua reabilitação. Estes aspectos serão ilustrados com a apresentação de estudos de caso desenvolvidos no "Grupo de Pesquisa Design Ergonômico: Projeto e Interfaces" que o professor Paschoarelli coordena na Unesp-Bauru.

O evento ocorre às 15h no Auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, localizado no bloco amarelo da Udesc Ceart, com entrada gratuita e aberta ao público. Ao final da palestra será realizado o lançamento de um livro sobre os desafios da pesquisa em design.

Sobre o palestrante

O professor doutor Luis Carlos Paschoarelli é livre-docente em Design Ergonômico pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), possui pós-doutorado em Ergonomia (2008) pela Universidade Técnica de Lisboa, doutorado em Engenharia de Produção (2003) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado em Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial (1997) e graduação em Desenho Industrial (1994) pela Unesp.

Co-líder no Grupo de Pesquisa Design Ergonômico: Projeto e Interfaces, onde coordena os projetos de pesquisa: “Design Ergonômico: avaliação e intervenção ergonômica no projeto”, “Design Ergonômico: metodologias para a avaliação de instrumentos manuais na interface homem x tecnologia” e “Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas”.

Está lotado no Laboratório de Ergonomia e Interfaces do Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Design da Unesp. Atualmente é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design - Mestrado e Doutorado da Unesp e "Ergonomista Sênior" da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo).

Lançamento de livro

Durante a aula magna será realizado também o lançamento do livro "Desafios da Pesquisa em Design", organizado pelos professores da Udesc Monique Vandresen, Murilo Scóz e Sandra Regina Ramalho e Oliveira, resultado de uma ação do Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares (Nest), grupo de pesquisa da universidade. A obra, lançada pela Editora da Udesc, será distribuída gratuitamente durante o evento.

"Pensar desafios da pesquisa em design é, em última análise, pensar os rumos do próprio campo. Isto porque a pesquisa teórica, acadêmica, precisa necessariamente caminhar junto com os desenvolvimentos metodológicos e técnicos da aplicação prática, caso contrário se resumiria ao hermetismo dos tratados e compêndios científicos sem qualquer aplicabilidade ou uso. E nada é mais inadequado, num olhar de designer, que aquilo que não serve a um uso, aquilo que não se pode empregar para um fim específico. Nesta obra, resultado da colaboração de autores de diferentes instituições, bem como de diferentes domínios teóricos, buscam-se diferentes olhares confirmando o esforço por uma perspectiva transdisciplinar para os fenômenos do campo do design", informa a sinopse da publicação.

Mais informações com o Programa de Pós-Graduação em Design pelo telefone (48) 3664.8319 ou pelo e-mail ppgdesign.udesc@gmail.com.

Serviço:

O QUÊ: Aula Magna do PPGDesign – Palestra “Fatores Humanos e Projeto - articulações entre prevenção e reabilitação no Design Ergonômico”.
QUANDO: 15 de agosto de 2016, às 15h.
ONDE: Auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi - Bloco Amarelo da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi, Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 12/08/2016, às 11h45
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h