Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/12/2019-14h35

Pós-Graduação em Música da Udesc lança editais para aluno regular, aluno especial e estágio pós-doutoral

Foto: Laís Moser/Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com três editais abertos para ingresso em 2020, nas modalidades de aluno regular, aluno especial e estágio de pós-doutorado.

Aluno regular


O processo seletivo para as novas turmas de mestrado e doutorado em Música será realizado no primeiro semestre de 2020, sendo oferecidas até 15 vagas para o mestrado e até 16 vagas para o doutorado, distribuídas entre as três linhas de pesquisa: Educação musical, Teoria e história, e Processos criativos.

Do total de vagas ofertadas, haverá reservas de vagas para candidatos oriundos de Instituições de Ensino Superior (IES) das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou profissionais vinculados a IES dessas regiões, e para candidatos negros, indígenas e com deficiência. Além do total de vagas previstas, também haverá vagas para estudantes estrangeiros aprovados no âmbito do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação - PEC/PG da Capes, ou provenientes de universidades conveniadas com a Udesc, com bolsa oriunda de seu país de origem.

As etapas do processo seletivo envolvem análise documental, prova dissertativa, entrevista e arguição do projeto de pesquisa. Para os candidatos ao mestrado também haverá prova de música e para os candidatos da linha de pesquisa Processos Criativos, também será exigida a realização de uma apresentação artística (recital, performance, apresentação de obra gravada, etc.)

As inscrições podem ser realizadas de 02 a 22 de março de 2020 pelo formulário online que será disponibilizado no site do PPGMUS. Informações completas no edital nº 04/2019 /PPGMUS.

Aluno especial


Interessados em cursar disciplinas isoladas no PPGMUS, como aluno especial, podem fazer a inscrição entre 7 e 13 de fevereiro pelo formulário online que será disponibilizado no site do Programa.

Há vagas para as seguintes disciplinas:
  • Fundamentos da Educação Musical II - Profa. Viviane Beineke
  • Participação feminina na canção em fonograma - Profa. Márcia Ramos de Oliveira
  • Práticas interpretativas e retórica musical - Prof. Luiz Henrique Fiaminghi e Prof. Cassiano Barros
  • Seminário de análise e composição - Prof. Acácio Piedade
As ementas e os horários das disciplinas estão disponíveis no site do programa. Informações completas podem ser consultadas no edital nº 02/2019/PPGMUS.

Pós-doutorado voluntário


Também está aberto o edital de processo seletivo para pós-doutorado voluntário do Programa de Pós-Graduação em Música. O estágio tem duração de 12 meses, sendo possível prorrogar este período. O seu objetivo é promover a realização de estudos de alto nível e reforçar os grupos de pesquisa do Programa, estimulando sua integração com atividade e projetos desenvolvidos no PPGMUS/Udesc.

Poderão se candidatar brasileiros e estrangeiros, portadores do título de doutor. As inscrições estarão abertas de 03 a 10 de fevereiro. Mais informações no edital nº 03/2019/PPGMUS.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h