Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/11/2021-13h54

PPGAV Udesc realiza live com professor português sobre o Ensino de Arte

Manuel Botelho é o convidado do evento que acontece dia 10 de novembro no YouTube

Imagem: divulgação.
A disciplina “Sobre Ser Artista Professor”, ministrada pela professora Jociele Lampert, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a aula aberta “Reflexões sobre o Ensino de Arte”, com o professor Manuel Botelho, de Portugal.

A aula acontece na quarta-feira, 10 de novembro, por meio do canal do YouTube do grupo de estudos Estúdio de Pintura Apotheke, a partir das 10h30. O objetivo do evento é continuar promovendo, diante da pandemia, encontros virtuais com professores e artistas, dialogando e refletindo sobre o ensino de Artes Visuais.

Manuel Botelho é professor associado jubilado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e membro do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) na mesma faculdade. Recentemente, Botelho lançou, pela faculdade portuguesa, o livro “Ateliês e Tutoriais: reflexões sobre o ensino de arte”, no qual faz um balanço da reflexão que acompanhou a sua atividade letiva na FBAUL entre os anos de 1995 e 2020.

A obra traz aspetos essenciais do pensamento e da prática, enquanto professor, e da investigação que realizou sobre o ensino da arte ao longo de quase 26 anos lecionando. “Em definitivo, jamais pretendi fazer um tratado sobre ensino […]. Não esperem por isso encontrar aqui teorias grandiosas embrulhadas em palavras difíceis. Aquilo que vou contar é uma história simples que eu próprio vivi. Coisas aparentemente fáceis de dizer, mas muito, muito difíceis de fazer!”, fala o professor sobre o livro, tema da live.

Mais sobre Manuel Botelho
Nasceu em Lisboa, em 1950. Vive e trabalha em São Pedro do Estoril. É formado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1968-1976). Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, na Byam Shaw School of Art e na Slade School of Fine Art, em Londres (1983-1985; 1985-1987).

Tem doutorado em Belas Artes/Pintura, pela FBAUL, em 2006, onde atualmente, é profes¬sor associado. Expõe regularmente desde 1986, em Portugal e no estrangei¬ro. Das suas exposições individuais e coletivas destacam-se as realizadas em instituições e em diversas galerias portugueses e internacionais. 

Serviço
O quê: Aula Aberta "Reflexões sobre o Ensino de Arte”, com o professor Manuel Botelho;
Quando: 10 de novembro de 2021 (quarta-feira), às 10h30;
Onde: canal do YouTube do Estúdio de Pintura Apotheke; 
Acesso: aberto, sem inscrições.
Informações: por e-mail e no site.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto

        

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h