Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/12/2021-09h56

Professor da Udesc Ceart lança nova tradução do “Inferno” de Dante

 

Capa do livro "Inferno".
O professor Milton de Andrade, do Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lança sua tradução do livro “Inferno”. Primeiro dos três livros que compõem a Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri. 

A nova tradução é fruto de um projeto de pesquisa pós-doutoral, com apoio da Universidade Católica do Sacro Cuore de Milão, intitulado: “Inferno de Dante: um monólogo para o teatro", que tem como objetivo destacar a dimensão performativa da poesia do autor florentino. 

Publicado pela Editora Kotter de Curitiba, o livro é apresentado em edição bilíngue, com estudo introdutório e notas, imagens de manuscritos e ilustrações inéditas no Brasil. Conta ainda com prefácio de Alesssandro Ubertazzi, professor aposentado da Universidade de Florença e apresentação do escritor e tradutor Cezar Tridapalli.

A Divina Comédia foi escrita no início do século 14, e é a obra mais importante de Dante Alighieri. Dividida em três livros, Inferno, Purgatório e Paraíso, é narrada pelo autor que é também seu personagem principal. Este ano (2021), marca os 700 anos da morte do poeta Dante o que despertou novos estudos, eventos e publicações que trouxeram renovação crítica sobre a obra do autor.   

No próximo ano, o professor Milton, com supervisão e prefácio da professora Maria Teresa Girardi, da Católica de Milão irá publicar o livro dois, “Purgatório”. A publicação do terceiro livro “Paraíso” está prevista para 2023.

O volume de “Inferno” tem 480 páginas e já está disponível em pré-venda até o dia 25 de dezembro, nos sites da Editora Kotter e Amazon. O projeto também prevê a distribuição gratuita da obra para bibliotecas universitárias e públicas do Estado de Santa Catarina e estará disponível nas principais livrarias e plataformas de venda online. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
(48) 3664-8350  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h