Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/06/2017-14h02

Professor da Udesc dirige peça que será apresentada neste fim de semana em Florianópolis

Peça Diz que Sim será apresenta durante três dias Arte: Camila Petersen. Gravura: Ramon Rodrigues
O professor Vicente Concílio, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), dirige a peça Diz que Sim. A peça, produzida pelo Coletivo Baal, será apresentada a partir do dia 3 no Sesc Prainha, em Florianópolis.

Diz que Sim é inspirada no conto Aquele que Diz Sim, de Bertolt Brecht, e conta a história de um menino que parte para uma viagem buscando a cura para a doença de sua mãe. As sessões acontecem no dia 3, 4 e 5 de junho às 20h. O evento é gratuito e os ingressos para a peça devem ser retirados uma hora antes do início na bilheteria

Além do professor Vicento Concílio, a Udesc também é representada por todas as atrizes da peça, composta por egressas do curso de Teatro e mestrandas da Pós-Graduação em Teatro.

Esta é a segunda peça apresentada pelo Coletivo Baal, após cinco anos interpretando BadenBaden, também de Brecht.

Sobre o coletivo Baal

Fundado em 2011 após a disciplina de montagem teatral I e II do curso de Teatro da Udesc, o coletivo começou apresentando o texto BadenBaden, também de Bertolt Brecht. Com BadenBaden, o grupo fez apresentações em diversas cidades do Brasil e inclusive na Bolívia, no Festival de Artes Cênicas Bertolt Brecht. O Coletivo Baal também foi premiado no Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau por Melhor Figurino e Melhor Direção. Desde março de 2016 o coletivo trabalha na peça Diz que Sim.

Sinopse

A partir do dilema central do texto "Aquele que diz sim" e dos princípios das peças de aprendizagem de Bertolt Brecht, o Coletivo Baal cria uma versão que retoma a origem musical do espetáculo. Completamente musicada, Diz que sim respeita a fábula original, recriando-a com canções próprias, compostas ao longo do processo a partir do jogo do texto com a cena.

Diz que sim narra a história de um menino que parte em uma perigosa viagem para encontrar a cura para a doença de sua mãe. Quando ele adoece no meio do caminho, o confronto com a tradição é inevitável. Sim ou Não? Tradição ou Divergência? Esse confronto é o mote para questionar o dilema entre indivíduo e sociedade, o que faz esse texto ainda tão atual.

Serviço:

O quê: Peça teatral Diz que Sim, pelo Coletivo Baal.
Quando: 3, 4 e 5 de junho, às 20h
Onde: Sesc Prainha, Travessa Siryaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis
Quanto: Entrada gratuita e retirada dos ingressos 1h antes do início da peça

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h