Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/07/2021-09h43

Professor da Udesc Esag fala à Câmara dos Deputados sobre estabilidade no serviço público

Leonardo Secchi, presidente da SBAP e professor da Udesc Esag, em  participação on-line na audiência pública - Reprodução. 
O professor Leonardo Secchi, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou nesta quarta-feira, 14, de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre as condições para aquisição de estabilidade no serviço público, como parte das discussões sobre a Proposta de Emenda Constitucional da Reforma Administrativa (PEC 032/2020). Secchi destacou que é preciso avançar o debate, superando a polarização em torno do tema.

A audiência foi promovida pela comissão especial da Câmara que trata da reforma administrativa. Leonardo Secchi, que é professor do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis, foi convidado como presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP).

“Fla-Flu”

Para o professor da Udesc Esag, é preciso superar o “Fla-Flu” em torno de narrativas corporativistas ou condenatórias do serviço público para que avance a discussão sobre a PEC 032/2020 e a estabilidade. “Todos queremos uma administração pública e um serviço público eficiente, eficaz, efetivo, sustentável, justo, transparente e de qualidade”, afirma. 

De acordo com Secchi, a PEC falha ao restringir a estabilidade apenas para carreiras "típicas de Estado", a serem definidas em legislação complementar. "Esta configuração precariza as condições de trabalho daqueles que entregam serviços sociais, como professores e agentes de saúde, muito suscetíveis às pressões políticas e eventuais abusos de poder, especialmente nas redes municipais e estaduais.

Na opinião do professor, "o mais urgente é estruturar a avaliação periódica de desempenho, prevista na Constituição desde 1998, mas até hoje carente de regulamentação".

Os argumentos apresentados na comissão estão no artigo Trajetórias e perspectivas sobre a estabilidade do servidor público: contribuições para a Reforma Administrativa, assinado por Secchi e pelo professor Marco Antônio Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O artigo foi publicado no mesmo dia da audiência, no blog Gestão, Política e Sociedade, do Estadão.

Assista ao vídeo completo da audiência pública



Também foram ouvidos na audiência a professora Alketa Peci (FGV Ebape), o secretário de gestão e desempenho de pessoal do Ministério da Economia, Leonardo Sultani, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e TCU (Sindilegis), Alison Souza, o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva e o vice-presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino (Proifes), Francisco Duarte.

Saiba mais sobre a PEC da Reforma Administrativa

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Leonardo Secchi, presidente da SBAP e professor da Udesc Esag
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h