Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/09/2018-19h14

Professor da Udesc lança livro com reflexões sobre o teatro contemporâneo

Reunindo análises e reflexões sobre o teatro contemporâneo, o professor e pesquisador da Universidade de Estado de Santa Catarina (Udesc) Edélcio Mostaço lança o livro Incursões e Excursões – a cena no regime do estético. A publicação está disponível para download gratuito online

Com prefácio de Daniele Ávila Small, editora e idealizadora da revista eletrônica Questão de Crítica (de críticas e estudos teatrais), o volume de Mostaço integra a coleção Ensaios Virtuais do Pequeno Gesto, que se constitui em um projeto cultural de Fátima Saadi, editora da extinta revista carioca Folhetim do final dos anos 1990.

Sobre a publicação

O livro levanta questões determinantes para a reflexão sobre a prática e a teoria do teatro. As análises e reflexões que Mostaço traz em “Incursões e Excursões” transitam por noções importantes sobre o teatro contemporâneo, tais como: performance, performatividade e performativo; e interrelação entre arte, técnica e método. A publicação também  aborda a história cultural do teatro; considerações estéticas de filósofos como Jacques Rancière e Gilles Deleuze; além do escrutínio de obras e livros que vem marcando o teatro recente.  

Em seu texto introdutório o autor afirma: “Se somos os autores dessa nova configuração da cultura [das mídias], é preciso reconhecer que somos também suas vítimas. Motivo pelo qual a representação da figura humana não mais cabe nos limites da cena, ao menos daquela concebida sob padrões que nos foram legados até o último milênio. Dois poderosos atratores parecem ser os móveis centrais desses deslocamentos: a teatralidade e a performatividade, manifestações adjetivas que alcançaram, dadas suas insistências, metamorfoses substantivas, tornando o mundo e a cena coalhados de modos e efeitos os mais diversificados”.

Sobre o autor

Edélcio Mostaço é professor titular so Centro de Artes (Ceart) na Udesc, autor dos títulos Teatro e Política: Arena, Oficina e Opinião (2ª ed., Annablume, 2016), Soma & Sub-tração (Edusp, 2015), Para uma história cultural do teatro (org.) (Design Editora, 2010) e Sobre performatividade (org.) (Letras Contemporâneas, 2009). Foi colaborador da obra coletiva História do teatro brasileiro e do dicionário do Teatro Brasileiro, ambas lançadas pela editora Perspectiva.

Acesse o livro aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h