Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/04/2019-17h18

Professor da Udesc recebe Prêmio Açorianos de Música em Porto Alegre

 

Arte: Divulgação
O pianista e professor de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Guilherme Sauerbronn, recebeu em conjunto com o violoncelista Hugo Pilge o prêmio Açorianos de Música 2019 de melhor disco na categoria erudita. Ambos gravaram em 2017 o álbum “Ernst Mahle: A Integral para violoncelo e piano” com composições do músico alemão Ernst Mahle, que vive no Brasil desde 1951.

A premiação ocorreu no dia 27 de março no Teatro Renascença, em Porto Alegre. O CD também venceu na categoria compositor erudito (Ernst Mahle) e melhor intérprete (Hugo Pilger).

Guilherme, ao piano, e Hugo, no violoncelo, firmaram parceria há 25 anos quando se formaram em bacharelado de música na Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (Unirio). Desde então ambos têm elaborado trabalhos em conjunto. O violoncelista apresentou os trabalhos de Ernst Mahle para Guilherme, quando este elaborava seu projeto de doutorado. A partir desta sugestão o professor passou a se interessar pelos trabalhos do compositor desenvolvendo pesquisas acadêmicas, envolvendo as obras de Mahle.

Atualmente Guilherme Sauerbronn é professor na graduação e no Programa de Pós-Graduação de Música (PPGMUS) Udesc Ceart e realiza pesquisas nas áreas de análise musical, estética e interpretação musical. Dentre os temas pesquisados estão as composições de Ernst Mahle. Com formação pela Unirio, desenvolveu mestrado em Música - Instrumento Piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Musicologia pela Unirio em 2005.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Hugo Pilge, Ernst Mahle e Guilherme Sauerbronn. Foto: Divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h