Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/10/2022-16h20

Professor de música da Udesc Ceart realiza seminário em Portugal no mês de outubro

Ácacio Piedade do Departamento de Música ainda ministrará aula sobre Composição e Antropologia

Imagem: Divulgação.
O Professor Ácacio Piedade, do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi convidado para realizar o seminário sobre "Composição Transcultural", no mês de outubro, na Universidade de Aveiro, em Portugal. Para iniciar o seminário, dia 7 de outubro, o professor irá ministrar a aula inaugural sobre “Composição e Antropologia hoje: uma aproximação perturbadora e conciliadora”, que antecede o evento.

O tema ministrado no seminário é sobre a composição transcultural, curso que ele mesmo criou e ministrou em 2019, na Escola Superior de Música Franz Liszt em Weimar, localizada na Alemanha. A aula reúne as áreas da composição e da etnomusicologia com foco no impacto das questões antropológicas no âmbito da criação musical e serão investigados os conceitos de transculturalismo e composição transcultural. “Sob a perspectiva de um compositor com formação em antropologia, esta lição propõe uma reflexão sobre aspectos do mundo da composição musical na atualidade, em particular sobre o uso de elementos associados a culturas indígenas na criação de obras contemporâneas”, reitera o professor Ácacio.

Com base na conciliação entre a trajetória académica e a criação artística, serão abordados assuntos como cultura, identidade, alteridade, distanciamento epistemológico, assim como exotismo, nacionalismo apropriação e circulação no cruzamento entre a antropologia e a criação musical. Além disso, será colocado em reflexão quais são os compromissos éticos e estéticos que se colocam a um compositor antropólogo, quando procura conciliar a composição com o trabalho de campo em antropologia.

No seminário, será proposta a audição e comentários de obras selecionadas de concerto que contenham elementos exóticos, étnicos, culturais ou transculturais, além da examinação de técnicas composicionais, instrumentos musicais, formas e gêneros tradicionais e contemporâneos. O professor ainda propõe debates sobre questões estéticas, filosóficas, antropológicas e teórico-musicais que as obras selecionadas suscitam, junto com a leitura de textos selecionados da literatura, musicologia, etnomusicologia e composição. Além de promover a reflexão do conceito de transculturalismo no contexto da música, particularmente da composição.

Sobre o ministrante
Ácacio Piedade
é bacharel em Composição pela Universidade Estadual de Campinas. Após sua formação em composição, pesquisou a música de povos indígenas e concluiu mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Antropologia. Realizou um estágio pós-doutoral em Musicologia Analítica na Universidade Paris Sorbonne, localizada na França, com apoio do CNPq, e um segundo pós-doutorado em Composição e Música Transcultural na Escola Superior de Música Franz Liszt em Weimar, localizado na Alemanha, com o apoio do DAAD. Compositor ativo e premiado, tem obras gravadas e executadas em concertos e festivais nacionais e internacionais. É professor associado na Udesc junto aos cursos de graduação e pós-graduação em Música.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h