Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/10/2022-15h58

Professor de música da Udesc Ceart tem artigo premiado em periódico da Áustria

 

Imagem: Professor Luiz Mantovani.
O artigo “Fine-tuning Ferdinand Rebay’s Second Sonata in E major for Guitar”, do professor Luiz Mantovani, recebeu o prêmio Best Paper Award 2022 da Musicologica Austriaca – Journal for Austrian Music Studies (MusAu). O professor atua no Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

De acordo com o professor Luiz, o artigo investiga o papel dele de intérprete no que ele chama de “colaboração póstuma” com o pianista austríaco, Ferdinand Rebay, durante a revisão de sua segunda sonata em Mi Maior para violão solo, que apesar de escrita em 1941, possivelmente não havia sido executada publicamente recentemente. 

No artigo, o professor esclarece o contexto que envolve a produção de Rebay para violão e documenta o processo de revisão realizado ao longo do trabalho artístico com a peça, fundamentado pela pesquisa de doutorado que ele realizou sobre a obra do compositor no Royal College of Music, em Londres. 

O artigo do professor Luiz é associado com a gravação em vídeo da Segunda Sonata em Mi Maior, realizada em janeiro deste ano com o patrocínio de Hermann Hauser Guitar Foundation de Munique, e lançado pela plataforma GuitarCoop. A gravação foi realizada na Abadia de Heiligenkreuz, perto de Viena, onde Ferdinand Rebay foi menino de coro e lugar em que metade de seu espólio musical está guardado nos Arquivos Musicais. 

Com o prêmio, o professor terá o artigo publicado na Musicologica Austriaca, periódico revisado por pares da Associação Austríaca de Musicologia. “Ter recebido este prêmio me traz uma tripla satisfação: o reconhecimento do meu trabalho pelos meus pares vienenses, a inserção do violão neste contexto que é muito mais amplo que o meu instrumento, e, especialmente, a validação da pesquisa artística como um gênero de pesquisa que acolhe a prática dentro da Academia”, reitera.

O professor conta que desde o doutorado tem se dedicado ao estudo do violão na Áustria na primeiro metade do século XX, em especial à música de câmara e à produção para violão de Rebay. “Minha pesquisa foi inovadora, pois antes da minha tese ninguém havia pesquisado este compositor com a devida profundidade, e acredito que Rebay seja um dos mais significativos compositores para o violão no século XX”, finaliza. 

A gravação do vídeo da Segunda Sonata em Mi Maior está disponível para visualização em um minidocumentário e um filme no Youtube. 

Sobre o prêmio Best Paper Award 2022
A Associação Austríaca de Musicologia foi fundada em 1973 e é a maior associação do país na área de pesquisa em música. Desde o lançamento da Musicologica Austriaca em 2015, a Associação Austríaca de Musicologia vem premiando o melhor trabalho acadêmico sobre o amplo tema da música e da cultura musical na Áustria. Desde 2020, a competição acontece a cada dois anos. Pesquisadores de todas as áreas musicológicas e disciplinas afins são incentivados a participar.

A avaliação das submissões é realizada por um júri nomeado pelo conselho executivo da associação, composto por outro conselho e membros externos que representam todas as áreas da Musicologia. O texto premiado é publicado como um artigo de acesso aberto em inglês na Musicologica Austríaca, gratuitamente, e o vencedor recebe um prêmio em dinheiro que é entregue na reunião anual da associação. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h